Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lunda Sul augura legalidade e rigor

Silva Cacuti - 12 de Setembro, 2016

Aníbal Janota está satisfeito com o actual estado das infra-estruturas na província da Lunda Sul

Fotografia: Santos Pedro

O Governo Provincial da Lunda Sul deseja que os agentes desportivos saídos do processo de renovação de mandatos nas associações desportivas associem o amor às modalidades desportivas à formação para dar cobro à demanda que o desporto suscita nos dias de hoje. A posição foi defendida por Aníbal Janota, director provincial dos desportos daquela província, em entrevista ao Jornal dos Desportos.

A questão da renovação de mandatos dominou a abordagem tendo o responsável realçado a importância da legitimidade dos agentes, quer estejam ligados a clubes ou associações.

"Existe muita gente que ama o desporto, mas muitos também não têm formação para o efeito. No fundo queremos chamar a sensibilidade das pessoas para não ficarmos só com o amor vamos associar este amor à competência, razão pela qual queremos insistir na capacitação dos agentes desportivos, porque eles é que fazem funcionar o atleta, as organizações sociais, o desporto, no fundo", disse.

Para dar cobro a este desiderato Aníbal Janota referiu a existência do Programa de Desenvolvimento Desportivo, em vigor na província, à luz do qual estão contemplados vários planos de formação.

"Recentemente inauguramos a piscina e no âmbito de uma parceria com a federação portuguesa de natação e com a Federação Angolana de Natação já formamos pessoas que vão trabalhar na piscina. Formamos monitores de primeiro grau, que passam desde o ABC da natação. Estes planos de formação permitiram também a formação de um corpo de árbitros de futebol a nível da província. É isto que convidamos a maioria das pessoas entre os agentes desportivos a optarem por este caminho".

O associativismo na província "vai bem, sustenta. Tem havido muita conversa com os distintos agentes , clubes, associações e outros o que faz com que não existam casos litigiosos na gestão das distintas associações desportivas.

Anibal Janota referiu-se também ao parque de infra-estruturas desportivas na província que vem crescendo paulatinamente para o agrado dos praticantes de várias modalidades desportivas.

A mais nova infra-estrutura posta ao dispor da população é a piscina olímpica, inaugurada em finais de Agosto, no quadro dos festejos do 74º aniversário do Presidente da República.

A Piscina Olímpica da província da Lunda Sul, com cerca de 50 metros de comprimento, 25 de largura e seis de profundidade, foi inaugurada hoje, sábado, em Saurimo, pela governadora local, Cândida Narciso, no âmbito do 74º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A infra-estrutura tem capacidade para mais de 700 espectadores e servirá para a realização de campeonatos, quer provincial como nacional, podendo estar a disposição da população para lazer.

Na ocasião, a governadora local, Cândida Narciso, disse que a entrada em funcionamento do referido equipamento desportivo vai potenciar a disciplinas da natação pura, bem como outras actividades aquáticas a nível da região.

Acrescentou que a mesma vai permitir a recreação e lazer de todos os habitantes da região, bem como contribuir no desenvolvimento motor das crianças, adolescentes, jovens e adultos que dela aproveitarem, através da natação.Concluiu que a natação, enquanto actividade motora, promove a disciplina e resistência, permitindo sensações e alterações biopsicossociais significativas.

Testemunharam o acto, membros da Federação Angolana de Natação, do governo local, autoridades eclesiástica, entre outras entidades.