Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lundas querem surpreender

Silva Cacuti - 18 de Agosto, 2014

Formação da Lunda Sul que nao participa na prova há cinco anos promete uma boa prestação neste seu gresso

Fotografia: Jornal dos Desportos

Quase cinco anos depois da última presença num campeonato sénior masculino de andebol, a Lunda Sul volta ao campeonato, representado pela equipa do Progresso  que vai ser baptizada pelo 1º de Agosto. Longe de amedrontar o estreante, o capricho do sorteio que coloca o campeão nacional na frente dos lundas galvaniza o grupo que vai ser orientado pela dupla técnica Manuel Chindainha e Graça Kaninguitime.

"Para nós isto é um combate e quando estamos em combate não vamos hesitar, por causa do adversário que nos surgiu. O facto de ser campeão não nos diz que vamos para perder, antes pelo contrário, galvaniza-nos", defendeu Cláudio Luembe, presidente da Associação Provincial de andebol da Lunda Sul.

Falando em reacção ao sorteio da prova que ditou a estreia da equipa diante do campeão nacional, o responsável aproveitou para elogiar os valores que o andebol do Leste de Angola tem.

"Temos talentos e pese a falta de competitividade, acho que o andebol na Lunda Sul está num nível aceitável, por isso não tememos ninguém", garantiu.

O comportamento da equipa durante a prova, defendeu, está orientado para o objectivo que passa por "honrar o andebol que se faz na província e em toda a região leste do país".

"Há vontade de desenvolvermos o andebol e temos juntado esforços para que futuramente nos possamos tornar num pólo de desenvolvimento do andebol na região leste do país", assegurou. Inicialmente a província pretendia fazer-se representar pelo Juventude Atlética, mas devido a condicionalismos de vária ordem vai ser representada pelo Progresso.

A equipa vem a Luanda reforçada pelas principais unidades do andebol na província, que actuam pelo Sassamba e  pelo Juventude Atlética.

O nosso interlocutor não descartou a possibilidade de efectuar algum jogo amistoso em Luanda , antes do campeonato, para última avaliação da equipa. A Lunda Sul foi representada pela última vez num campeonato de seniores em 2010, pelo Misto de Saurimo.

AMBIÇÃO
Armando Gumbe aspira ao pódio


Armando Gumbe, timoneiro da equipa sénior feminina do Progresso do Sambizanga, definiu como meta o alcance do pódio da  XXXV edição dos Campeonatos Nacionais de Andebol em seniores  femininos "Trofeu Unitel" que Luanda acolhe de 28 do corrente a 7 de Setembro.
Chegar ao pódio implica a melhoria da quarta posição conseguida na época passada em Benguela e é o elemento que anima o treinador.

A equipa efectuou dois jogos treinos diante do Petro de Luanda, um dos quais no   pavilhão multiusos do Kilamba, para adaptação. Para o técnico sambila, os resultados não estiveram em causa.

"Deu para avaliarmos as movimentações ofensivas e defensivas da nossa equipa. estamos em condições de dizer que a equipa está preparada para os nacionais", disse, confiante.

O Progresso do Sambizanga vai jogar a primeira fase da prova inserida no grupo B, ao lado do 1º de Agosto, campeão em título, ASA e Kabuscorp do Palanca.

Armando Gumbe destacou o sorteio e diz que a equipa foi enquadrada numa boa série em que vão buscar o maior número de pontos para conseguir um enquadramento que seja favorável ao seu conjunto na segunda fase.

A equipa está bem, sem mazelas. O progresso concentra-se amanhã, no seu centro de estágios e  prevê realizar outro jogo amistoso na sexta-feira, diante de um adversário por definir.