Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luís Cuvíngua conquista Lubango

Gaudêncio Hamelay-Lubango - 01 de Junho, 2016

Luís Cuvíngua conquista Lubango

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois de conquistar a prova de oito quilómetros há quatro dias, Luís Cuvingua voltou a subir ontem ao pódio mais alto da corrida pedestre, alusiva aos festejos da ascensão de Lubango à categoria de cidade. O fundista do Inter de Angola percorreu os 2500 metros em 9min12s.
A atravessar a boa forma desportiva, Luís Cuvingua arredou para os lugares subsequentes do pódio o companheiro de equipa, Adelino da Silva, com 9min38s, e Miguel Mota, do 1º de Agosto, com 10min08s. Fora do pódio, Joaquim Chamane, do Inter de Angola, contentou-se com o quarto lugar com a marca de 11min50s.

FEMININO
Ernestina Paulino voltou às vitórias. A fundista do Inter de Angola estabeleceu 11min22s na prova de 2500 metros que decorreu na cidade de Lubango. Com mais 38 segundos da vencedora, Domingos Tchiaca, Benfica de Lubango, cortou a meta em segundo lugar, enquanto a atleta do 1º de Agosto, Teresa Tchicolile, quedou-se no último lugar do pódio com 12min47s.

PARALIMPICO
Silvestre Ngula e Dofilia Leonardo (auditiva) foram os grandes vencedores da classe masculina e feminina do desporto adaptado.

ESCOLAS DE FORMAÇÃO

Um total de 150 adolescentes e crianças de diferentes escolas competiram na prova de dois mil metros alusiva aos 93 anos de existência da cidade de Lubango. Em masculino, Gabriel Kamati, do Inter Futebol Clube de Lubango, foi o mais rápido, secundado por Salatiano Farias, da Escola de Treinamento Desportivo Manuel Jamba Sport.

Na classe feminina, Cristina Vieira, da Escola de Treino Desportivo Manuel Jamba Sport superou a concorrência de Amélia Pedro, do Inter Futebol Clube de Lubango.A Escola da Missão Católica de Lubango foi a mais forte na categoria por equipa. Na segunda posição ficou a Escola nº 50.O Clube Desportivo da Huíla e o técnico de atletismo Augusto Diogo "Seco" receberam homenagens da Administração Municipal de Lubango pelo serviço prestado à formação de atletas na província. Cada um recebeu diploma de mérito.

Participaram da prova 200 atletas, das quais 150 crianças do projecto de massificação Okuhateka, liderada por Ana Isabel, e 50 fundistas federados em representação do Benfica do Lubango, Desportivo da Huíla, Inter de Angola, Inter Futebol Clube do Lubango, 1º de Agosto, populares e atletas paralímpicos. Lubango ascendeu à categoria de cidade a 31 de Maio de 1923 e celebrou 93 anos de existência.

No final da competição, Ana Isabel ressaltou que a organização reduziu o percurso à última hora para evitar desgaste dos atletas, que haviam participado de uma outra prova há quatro dias. A agora presidente da Associação de Atletismo da Huíla enalteceu a posição da Administração Municipal de Lubango pela realização anual da competição.