Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lussa empossado na Associao da Hula

GAUDNCIO HAMELAY, NO LUBANGO - 20 de Outubro, 2016

Kinda apelou todos os amantes da modalidade, para fazerem parte do elenco, de forma directa ou indirecta

Fotografia: Jornal dos Desportos

O relançamento, expansão e massificação do boxe na Huíla constitui aposta dos novos corpos sociais da Associação Provincial de Boxe da Huíla, encabeçada por Daniel Cambango “Lussa” para o ciclo de 2016-2020, empossado na terça-feira, no Lubango.

Reconduzido ao cargo de presidente de direcção da Associação Provincial de Boxe, na Huíla, Daniel Cambango “Lussa” disse durante a cerimónia de tomada de posse, que vai trabalhar no angariamento de apoios para elevar a modalidade. A aquisição de um ringue consta das prioridades.
Lussa revelou que a Huíla  debate-se com um grande défice de ringues e de falta de equipamento, que  condiciona a realização de competições internas.
“A falta de ringue na província condiciona a promoção das nossas competições. Para colmatar a lacuna, entregamos um plano de necessidades ao governo provincial, há um tempo atrás. Porém, estamos a ser mal sucedidos devido a crise económica. Vamos aguardar", disse. Para além do governo provincial, Lussa garantiu que "outros contactos estão a ser encetados para que a Associação tenha um ringue em condições".

Para dar início à nossa época desportiva, a direcção de Daniel Cambango dá início hoje, a partir das 15h30, o campeonato provincial de boxe com participação de 26 pugilistas das academias do Sporting do Lubango, Interclube da Huíla e Benfica do Lubango.

Daniel Cambango assegura que "a Matala e Caluquembe são os municípios, a par de Lubango, que desenvolvem o boxe, nos próximos dias a Associação vai estender também a Quilengues, onde os ex -praticantes manifestaram vontade de ensinar o ABC do boxe". A aposta na formação de técnicos, árbitros, juízes e cronometristas também constam do plano de execução da Associação, para o ciclo olímpico 2016-2020.

Constituída por 22 membros, maioritariamente antigos praticantes, o novo elenco assumiu a responsabilidade de tirar o boxe da letargia. Tomaram posse Martinho Luís para o cargo de presidente da Mesa da Assembleia-geral, Alfredo Gambôa Júnior (vice-presidente), Sabina Augusta (secretária).
A direcção conta com Daniel Cambango “Lussa” (presidente), Jonas José Gonzaga (vice-presidente) e Paulo Airosa (vogal).

O Conselho Fiscal é liderado por Brito Lima, que conta com Beatriz Cunha Vaal (vice-presidente) e Isaías Dungula (vogal). Cláudio Francisco foi empossado para o cargo de presidente do Conselho Jurisdicional, Ribeiro Dinis (vice -presidente) e Manuel Jamba (vogal). António Mbambi assume a presidência do Conselho de Disciplina, João Laurindo é vice-presidente e Matias Pascoal, vogal.

POSSE
Martinho Luís
pede empenho


O presidente da Mesa da Assembleia-geral da Associação Provincial de Boxe da Huila, Martinho Luís, pediu mais empenho e responsabilidade aos novos membros empossados na terça-feira, para elevarem o boxe do marasmo em que está mergulhado. O dirigente argumentou que a direcção tem um programa de acção para o desenvolvimento da modalidade.

“O nosso objectivo vai estar focalizado no incentivo à juventude, à pratica desportiva, à massificação do boxe, de forma a ganhar mais popularidade na nossa província, que já foi um viveiro”, garantiu.

Pedro Domingos “Kinda”, antigo pugilista, admitiu que o boxe da Huíla está praticamente “morto”,  espera que o novo rumo conheça melhorias, com a tomada de posse dos membros da Associação. Lembrou-se porque  "a Huíla já foi uma província de renome" e de "viveiro" de excelentes pugilistas.

“Foi bom, termos essa iniciativa, de criar este elenco para trabalhar em prol do boxe na Huíla, que estava praticamente morto. Com este elenco, vamos reactivar a modalidade”, destacou.

Kinda apelou à todos os amantes da modalidade, para fazerem parte do elenco, de forma directa ou indirecta, porquanto "o boxe não é apenas dos antigos praticantes, mas dos huilanos".
GH