Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lutador angolano conquista novo título

Osvaldo Gonçalves - 05 de Julho, 2014

Lutador angolano ergueu a Bandeira Nacional e continua a fazer história em terras sul-africanas

Fotografia: DR

O lutador angolano de MMA, Demarte Pena, conquistou na noite desta quinta-feira, o título de campeão africano de peso galo, ao derrotar no Coca-Cola Dome em Joanesburgo, o sul-africano Nkazimulo Zulu ao fim de um combate de cinco assaltos.

Demarte, aos 24 anos e ex-campeão dos pesos pena, venceu por decisão unânime dos três júris, ao fim dos 25 minutos em que dominou por completo a luta frente ao antigo campeão da categoria, que foi o ponto mais alto da 31ª gala do Extreme Fighting Africa (EFC).

O angolano fez prevalecer a sua estratégia, diante de um maior alcance de braços e jogo em pé do adversário, levou a luta para o tapete, tendo conseguido take downs (derrubes) em todos os assaltos.

Zulu tentou fazer valer os pontapés, mas Demarte Pena usou esse recurso para fazer prevalecer o seu domínio no chão, onde se mostrou mais uma vez avassalador e não deu quaisquer hipóteses ao sul-africano, que no fim até alegou estar em baixo de forma por doença.

Com esta vitória, Demarte Pena continua invicto na MMA, após oito vitórias na categoria pena, que abandonou em Fevereiro passado, após a quinta defesa do título, a última das quais frente a Alain Ilunga, no EFC 24, em que também dominou o combate e teve decisão unânime do júri a seu favor.

Conhecido como "The Wolf", Demarte Pena fez assim história ao tornar-se o primeiro campeão africano em duas categorias de peso e no fim, na apresentação da decisão final, o "Lobo" angolano exibiu mais uma vez as cores da Bandeira Nacional.

A noite de quinta-feira foi má para o outro angolano a lutar na gala, Marino Cutendana, que perdeu por submissão com "triangle choke", golpe também conhecido como "mata-leão", frente ao sul-africano Craig Ninow.