Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lutadores devolvem medalhas

07 de Abril, 2017

Os dois primeiros classificados da prova de luta livre dos Jogos Olímpicos Pequim2008 vão ter que devolver as medalhas conquistadas, por doping

Fotografia: AFP

Os dois primeiros classificados da prova de luta livre dos Jogos Olímpicos Pequim2008 vão ter que devolver as medalhas conquistadas, por doping, assim como a segunda posicionada no halterofilismo em Londres2012, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI).

O lutador uzbeque Artur Taymanzov vai ter que entregar o ouro alcançado na China e o ucraniano Vasyl Fedoryshyn vai ficar sem a medalha de prata, os dois na sequência da reavaliação das amostras recolhidas na época, que acusaram consumo de substâncias dopantes. Pela mesma razão, a russa Svetlana Tzarukaeva vai ter que devolver a prata conquistada na capital inglesa em 2012, na competição feminina de halterofilismo.

O COI já reanalisou 1.545 amostras referentes aos Jogos Pequim2008 e Londres2012, utilizando métodos científicos que não estavam disponíveis na altura em que amostras foram recolhidas.