Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luvumbu comanda federao de Lutas

Rosa Napoleo - 12 de Fevereiro, 2018

Fotografia: Joo Gomes | Edies Novembro

O candidato da lista B, Miguel Luvumbu é o novo presidente da Federação Angolana de Lutas, para o quadriénio 2016/ 2020. O novo líder, que concorreu isolado ao caldeirão máximo da modalidade, contou com os votos de confiança da maioria dos associados provinciais, num total de oito.
 Depois de um árduo trabalho de campanha eleitoral com visitas às províncias, a apresentar o seu programa de acção, Miguel Luvumbu contou com o voto dos associados de Cabinda, Malange, Uíge, Cuando Cubango, Lunda Sul, Cuanza Sul, Zaire e Benguela. As províncias de Luanda e Moxico não tiveram direito a voto por estarem a trabalhar com uma comissão de gestão.
 No seu programa de acção para os próximos quatro anos, perfilam propostas como a reconstrução das instalações da federação, de forma a adaptá-la com a nova dinâmica que se impõe, a colaboração directa com os órgão do Estado ligados ao desporto, inscrição de todos os associados intervenientes nas lutas desde dirigentes, árbitros técnicos e atletas, assim como o apoio administrativo aos clubes e associados provinciais. Constam ainda do programa para cumprir durante o quadriénio, uma parceria com a Federação Internacional de Lutas para proveitos no que toca à formação, competição e troca de experiências, entre outras acções.
Dentro dos objectivos da federação encontram-se ainda a realização de acções de formação para treinadores e árbitros e o aumento do nível competitivo das competições internas, como torneios provinciais, inter-provincias e nacionais para tirar maior proveito das capacidades físicas e técnicas dos atletas.
 Recorde que no início deste processo, existiram duas listas de candidatura, onde uma (de João Konde), ficou chumbada pela comissão eleitoral por irregularidades na sua subscrição. Os novos corpos gerentes da Federação Angolana de Lutas tomam posse no dia 18 em local a indicar.