Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luzia Pires a melhor nas Olimpadas

Joo Francisco - 31 de Dezembro, 2018

A boa performance da Mestre Fide Luzia Pires nas Olimpíadas de Xadrez de Betumi, na Geórgia, foi a nota mais alta da modalidade no ano 2018. A atleta do 1º de Agosto, em representação da selecção nacional feminina, obteve uma quota acima de 50 por cento, o que a torna na melhor xadrezista do ano no país. A MF Luzia Pires superou a Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita.
Em Betumi, Angola participou do Congresso e da competição, também, com o árbitro internacional Abílio Ribeiro (árbitro de jogos). Os vice-presidentes da Federação Angolana de Xadrez, António Assis e José Junqueira, bem como o Secretário-Geral, Manuel Pedro, participaram de várias acções de formação.
O MI Erikson Soares termina o ano com maior Elo (pontuação) da Federação Internacional de Xadrez. O patrão da Escola \"Tubarãozinhos\" destronou o MI Adérito Pedro, que comandou durante muitos anos o ranking nacional.
Nos Campeonatos Africanos de Limpopo, África do Sul, José Borges ergueu o troféu de campeão escolar de Sub-17. Bruno Costa trouxe a medalha de prata e Carlos Baltazar, a de bronze, ambos na categoria de Sub-11. Olga Costa conquistou a medalha de bronze em Sub-15. Os quatro atletas foram campeões nacionais nas mesmas categorias.
A Escola Macovi Sport Clube conquistou o Torneio Internacional de Sub-20 de São Tomé e Príncipe por meio da Mestre Fide Edinásia Júnior e do Candidato a Mestre Lutuima Amaro.
A ascensão de Sérgio Miguel, atleta do 1º de Agosto, à categoria de Mestre Nacional também marcou o ano. O \"militar\" venceu o campeonato nacional individual absoluto, a maior prova do calendário de competições da FAX  de 2018.
O MI Adérito Pedro venceu a II edição da Taça Jonce/Construções. O MI Erikson Soares conquistou o troféu do Torneio do INEA (Instituto Nacional de Estrada de Angola).
Ainda, em 2018, registou-se com muita tristeza a morte prematura de Domingos Francisco Fernandes, um dos mais talentosos xadrezistas angolanos, por atropelamento. Domingos Fernandes deixou  esposa e cinco filhos.
À margem da Olimpíada de Betumi, na Geórgia, foi constituída a Confederação de Xadrez dos Países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Fazem parte as Federações de Macau, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor Leste.