Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luzia Pires falha Africano

27 de Novembro, 2014

As negociações com os tutores da atleta não correm a preceito. “Os pais estão inflexíveis na cedência da jogadora” para disputar o campeonato africano.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A xadrezista Luzia Pires está impedida de participar do campeonato africano de juniores a decorrer de 1 a 10 de Dezembro na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, por questões escolares. À data do evento desportivo, a atleta angolana deve frequentar os exames finais escolares.O impasse criado preocupa a direcção técnica da Federação Angolana de Xadrez, que não tem alternativa para inscrever outra atleta.

O prazo de inscrição está fechado. O seleccionador nacional, Francisco Andrade, disse que a rotura na estrutura montada pode abalar o sistema táctico. No entanto, “é uma situação embaraçosa”. As negociações com os tutores da atleta não correm a preceito. “Os pais estão inflexíveis na cedência da jogadora” para disputar o campeonato africano.

Francisco Andrade vai contar com a Mestre Internacional Esperança Caxita, Candidato a Mestre Maria Domingos, Domingas Tavares Joana Constantino Henriqueta Pires e Delfina João. A Grande Mestre egípcia, Shrook Wafa, é a única atleta estrangeira confirmada para participar no Campeonato Africano a realizar-se na cidade de Saurimo. A organização aguarda a confirmações até ao final do mês corrente.

MASCULINO
Mestre Fide Cristiano Aguiar, Candidato a Mestre Sílvio Famoroso, David Silva, Edivaldo Gama, Mário Manuel e Josemar Cabingano são os escolhidos do seleccionador nacional Francisco Andrade para o africano de Saurimo.
De outros pontos de África, vêm a Angola o Grande Mestre Khaled Mona (Egipto), Mestre Fide Adham Fawzy (Egipto), Mestre Fide Mohamed Zayan (Egipto), Mestre Fide Abdelouhab Quaret (Argélia), Mestre Fide Ilias Saim Mohamed (Argélia), Benjamin Mukumbya (Uganda), Immanuel Gariseb (Namíbia), Richard Fine (Mauritânia) e Adrian Mhango (Malawi).
ÁLVARO ALEXAMDRE

REFORÇO
Mestre Cristiano
integra selecção

O Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar realizou ontem, no Hotel Gola, o primeiro treino com a Selecção Nacional de juniores, que se prepara para participar no Campeonato Africano, aprazado para Dezembro, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul. O xadrezista de Benguela apresentou-se tardiamente por razões escolares.

O seleccionador nacional, Francisco Andrade, afirmou que o enquadramento tardio não tem efeitos negativos nos planos definidos. “Em Benguela, o atleta cumpriu o plano de preparação específico. Diariamente, mantínhamos troca de informações. Os níveis desportivos do Cristiano Aguiar são aceitáveis”, disse.  A integração na última fase dos trabalhos dos jogadores Josemar Cabingano e Delfina João acontece amanhã. Os atletas tinham sido dispensados para realizar as provas finais.
ÁLVARO ALEXANDRE