Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luzia Pires sai frente do torneio

Joo Francisco - 18 de Novembro, 2019

Fotografia: Paulo Mulaza| edies novembro

Em simultâneo, foi disputado igualmente um torneio feminino com as oito(8) das melhores xadrezistas seleccionadas entre os diversos clubes e Escolas de Xadrez, ou seja em representação do 1º de Agosto, Macov Sport Clube e Ditrov do xadrezista Paulo Ditrov de Viana.
 A vitória neste torneio coube à Mestre Internacional, Luzia Pires do 1º de Agosto, cujo estado de forma nos últimos tempos, tem sido dos melhores, se tivermos em conta que arrecadou recentemente o título de campeã africana de júnior de 2019, na prova disputada na República do Ghana.
Luzia Pires, ocupou o lugar com 6 pontos em oito possíveis, seguido da Mestre Internacional Esperança Caxita do Progresso Associação do Sambizanga e Ednasia Júnior da Escola Macov Sport Clubem arrebatando cada  uma, 150.000, 100 e 50 mil Kuanzas, respectivamente.
Classificação final: 1º Luzia Pires, 6 pontos, 2º Esperança Caxita, 5,5, 3º Ednasia Júnior, 5, 4º Maria Domingas, 5, 5º Delfina João, 3,5,  6º Olga Costa, 2, 7º Jemima Paulo ,1,5 e Edvania Martins, 1,5.
Tanto na abertura do evento, como na entrega de prémios que aconteceu sábado(16.11) no INEA foi notória a presença dos responsáveis das empresas patrocinadoras, como o director da Comissão de Gestão do Ineia, Engenheiro Henriques Vitoriano e os representantes da Carmon que manifestaram a vontade de continuar a apoiar este tipo de eventos, no âmbito da sua responsabilidade civil(...)!   

XADREZ
Zambiano Gillan Bwalya vence
 Torneio Internacional Ineia 


O xadrezista Gillan Bwalya em representação da Zâmbia venceu o Torneio Internacional de Xadrez, disputado entre 11 e 16 de Novembro numa das salas do Apart Hotel Tropicana,na avenida dos combatentes, por ocasião do 29º aniversário do Instituto nacional de Estradas de Angola(INEA) que foi a empresa patrocinadora em conjunto com a parceira do ramo das Construções, denominada Carmon.
 Gillan Bwalya ocupou o lugar cimeiro com 7,5 pontos, no torneio disputado entre os "dez melhores" xadrezistas da SADC e, que o Campeão Nacional absoluto angolano da época 2019/202 0 e Mestre Fide, Sérgio Miguel, ao ocupar a 2ª posição foi o jogador melhor angolano em prova, seguido do Mestre Internacional David Silva, na terceira posição, completando o pódio dos jogadores premiados.
 Recorde-se, que o Xadrezista Gillan Bwalya já tem estado em Angola em diversos torneios, como nas "Taças Cuca", mas nunca tinha obtido tanto sucesso assim. Consentindo, apenas 3 empates, em 9(nove) jogos, numa prova que foi disputada no sistema "todos contra todos", a uma volta. A classificação geral ficou assim ordenada: 1º Gillan Bwalya ( Zâmbia) 7,5 pontos, 2º Sérgio Miguel (Angola), 6, 3º David Silva (Angola), 5,5; 4º Donaldo Paiva(Moçambique), 5,5, 5º Manuel Alberto(Angola),4,5, 6º Dante Beukes(Namíbia),4,7º Cambando José(Angola), 3,5, 8º Jhon Calvin Klaasen(Africa do Sul), 3,5, 9º Spencer Masango(Zimbabwe), 2,5 e Erickson Soares(Angola),2,5.
 Antes do torneio internacional do Ineia, Gillan Bwalya esteve recentemente, no Torneio Internacional por-equipas e Individual dos Jogos da Sarpco ( Policias da SADC) 2019, à frente da selecção da Zâmbia, em que no final, as equipas angolana e zambiana, terminaram com o mesmo número de pontos, no lugar cimeiro, mas que a prova fora anulada por recusa dos zambianos, aceitarem disputar um match(jogos extras) para desempatar(...).
 Além de Angola que forneceu cinco(5) dos participantes no Torneio Internacional do INEA, estiveram representados o vencedor, da Zâmbia, Africa do Sul, Moçambique, Namíbia e Zimbabwe, todos com um jogador cada.
 Eis a lista de participantes: Sérgio Miguel, David Silva,Erickson Soares, Manuel Alberto, Cambando José, todos de Angola; Jhon Calvin Klaasen ( África do Sul), Gillan Bwalya(Zâmbia), Donaldo Paiva( Moçambique), Dante Beukes (Namibia) e Spencer Massango( Zimbabwe).O torneio, uma organização da Academia "Os Tubarãozinhos"do Mestre Internacional Erickson Soares, é o primeiro, a título particular, a distribuir prémios equivalentes a 5.000 dólares americanos, distribuídos para os 3 (três) primeiros classificados.