Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Macedo lamenta ausências dos "estrangeiros"

11 de Dezembro, 2016

Pupilos de Paulo Macedo entram em cena a partir de amanhã

Fotografia: José Cola

O seleccionador nacional de basquetebol masculino de sub-20, Paulo Jorge Rebelo de Morais Macedo, lamentou a ausência dos atletas que militam em Universidades dos Estados Unidos da América, nomeadamente, Bruno Afonso David Fernando, Sílvio Samuel de Sousa, ambos campeões africano de sub-16 e sub-18 respectivamente, para além Eric Braz de Assis Amândio e Valdir Alexandre Victoriano Manuel, nos VII Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), competição que arrancou sexta-feira, na capital do país, Luanda.

Os atletas acima referenciados constituíam as mais valia do cinco nacional, fundamentalmente, Bruno Afonso David Fernando e Sílvio Samuel de Sousa, jogadores que conquistaram este ano o Campeonato Africano das Nações de basquetebol, vulgo Afrobasket, na categoria de sub-18, sob liderança do técnico angolano, Manuel Silva "Gi", actual coordenador da "bola ao cesto" do Ferroviário de Luanda. 

O torneio de basquetebol na categoria de sub-20, em ambas as classes, arranque em princípio no dia 12 do mês em curso, segundo fez saber o seleccionador nacional masculino, Paulo Jorge Rebelo de Morais Macedo.

Apesar da preparação atribulada da Selecção Nacional no país, que ficou marcada pela ausência de jogadores nas sessão de treino, em face dos exames escolares, aliada a falta do estágio pré-competitivo que estava marcado para os Estados Unidos da América, o seleccionador nacional assumiu a luta pela medalha de ouro nos VII Jogos da SADC.

"Honestamente falando, nós tivemos uma preparação sofrível porque nunca conseguimos reunir todos os atletas para as sessões de treinos, devido aos exames escolares.  Como sabe, inicialmente estava previsto um estágio pré-competitivo no exterior do país o que infelizmente não aconteceu. Os atletas que actuam já não disputarão os jogos porque também estão em fase dos exames", lamentou Paulo Jorge Rebelo de Morais Macedo.

Apesar destas contrariedade, o seleccionador nacional acredita num bom desempenho da sua rapaziada durante o torneio.

"Nós vamos para esta competição com o único propósito de conquistar a medalha de ouro", asseverou o técnico.

Moçambique, África do Sul e Namíbia serão os adversários do combinado nacional durante os VII Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Para "operação" SADC, Paulo Jorge Rebelo de Morais Macedo contará com os seguintes atletas: Alexandre Jungo, Daniel Manuel, Geraldo Santos, Glofate Buiamba, Milton Valente, Tárcio Domingos, Edmilson Mirando, Cristiano Xavier, Avelino Dó, capitão e Ismael Monteiro.