Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Macovi leva jogo-cincia s escolas do Neves Bendinha

Rosa Napoleo - 27 de Julho, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A assinatura de protocolos de cooperação com a Direcção Distrital da Educação de Neves Bendinha  constitui hoje, a partir das 9h00, o ponto alto das celebrações do 20º aniversário da fundação da Escola de Xadrez Macovi, que se assinalou ontem. O evento inserido no Festival Desportivo visa promover o jogo-ciência em todas as escolas da comunidade.

Organizado pela Macovi, o certame de carácter sócio-cultural contempla disputas de xadrez, karaté-dó, judo, andebol, futsal e capoeira, no campo multiusos defronte ao Cine São João, bairro Popular, com enfoque na massificação e desenvolvimento do desporto na comunidade.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Correia Victor "Mbueco", presidente da Escola Macovi, explicou a relevância do evento."É uma actividade bastante importante por congregar diferentes modalidades desportivas e permitir momentos de lazer às crianças e aos adultos. Vamos aproveitar o tempo para fazer de tudo um pouco. Temos várias modalidades convidadas que vão dar o ar da sua graça", disse.

A anteceder o jogo de abertura, os presentes têm a oportunidade de assistir a um outro desafio interactivo  em que estão envolvidas as equipas do futebol infanto-juvenil da Escola Macovi e da Vila Alice.

O evento prossegue com uma partida de andebol feminino entre as equipas do Macovi e a Madeira. O futebol em Sub-17 faz entrar na quadra a Macovi e o Coprait do Nelito Soares. Seguem-se as disputas de basquetebol entre as equipas da Macovi e do Progresso  Sambizanga.

Fora da quadra, os tatames são preenchidos com os combates de demonstrações de judo, karaté e capoeira. O xadrez, a coqueluche da Escola Macovi, fecha as competições com um total de 150 crianças num torneio aberto.A direcção da Escola Macovi vai também homenagear os primeiros xadrezistas formados na agremiação que vão bater-se num torneio de xadrez de rápidas. 

"A Rainha de Katwe" é o filme que vai encerrar o mega -evento. A produção cinematográfica conta a história de uma menina que alcançou o mérito através de xadrez.Para conferir a importância de massificação e desenvolvimento do desporto, o Festival conta com a presença da Administradora do Distrito Urbano de Neves Bendinha, Neulila André.