Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mais de 53 países presentes nos VII Jogos da Francofonia

27 de Março, 2013

Abdou Diouf

A confirmação de participação nos VII Jogos da Francofonia que terão lugar de 7 a 15 de Setembro próximo, em Nice, no sul de França, foi feita por 53 Estados e Governos, confiou segunda-feira à PANA o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf.

“Trata-se do maior evento desportivo, cultural e festivo da juventude francófona, pois ele vai reunir cerca de três mil jovens talentos oriundos de cinco continentes e será assistido por milhões de telespectadores”, precisou o antigo Chefe de Estado senegalês (1981-2000), na capital francesa.
Segundo ele, os VII Jogos da Francofonia decorrem sob o signo dos valores de solidariedade, da diversidade e da excelência.

“Os Jogos servem de trampolim a jovens talentos para a notoriedade internacional. Entre eles, cita-se alguns nomes como David Douillet, Marie-José Pérec ou Hicham El Guerroudj que conheceram neles as suas primeiras vitórias numa competição internacional”, sublinhou Diouf.
Os Jogos da OIF são sobretudo sinónimos de reencontros, abertura a outras culturas e paixões, disse.

Organizados de quatro em quatro anos num dos 77 Estados e Governos-membros da OIF, os Jogos da Francofonia misturam competições desportivas (atletismo, futebol, voleibol) e actividades culturais e artísticas (teatro, conto, moda, dança).