Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mais de cem mil agentes vão garantir a segurança

28 de Janeiro, 2014

Jogos Olímpicos de inverno, de 07 a 27 de Fevereiro,

Fotografia: AFP

A cidade russa de Sochi conta actualmente com cerca de 100.000 militares, polícias e outros agentes da ordem, para garantirem a segurança nos Jogos Olímpicos que têm início a 07 de Fevereiro.

A informação foi avançada pelo deputado norte-americano Michael McCaul da Câmara dos Representantes, referindo, em declarações ao jornal russo Novaia Gazeta, que existe um número “nunca antes visto em Jogos Olímpicos”.

“Depois do que vi em Sochi, o que posso dizer é que o nível de segurança é muito alto”, disse o deputado, que efectuou uma visita àquela cidade e a Moscovo, no âmbito do caderno de cooperação russo-americano na segurança dos Jogos.

McCaul foi ao ponto de explicar que “os pontos de controlo, os mísseis de defesa antiaérea nas montanhas e as tecnologias de informação levados a cabo pelos russos fazem do país uma fortaleza”.

Segundo o deputado, neste plano de cooperação e do lado norte-americano já chegaram à Rússia “mais de 20 agentes da unidade antiterrorismo do FBI”.
Num vídeo divulgado a 20 de Janeiro, os islamitas do Cáucaso russo ameaçaram realizar ataques em Sochi, local onde decorrerão os Jogos Olímpicos de inverno, de 07 a 27 de Fevereiro, relançando o medo depois dos dois atentados no final de Dezembro, em Volvogrado, que resultaram em 34 mortos.