Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mais de seiscentos estrangeiros em Pyongang

13 de Abril, 2015

O evento desportivo contou com a participação de atletas oriundos de mais de 30 países

Fotografia: AFP

Quase 650 atletas estrangeiros participaram ontem, na maratona que se realiza na capital da Coreia do Norte, após o levantamento da interdição de viagem imposta aos turistas devido a preocupações relacionadas com o vírus do Ébola. A adesão de estrangeiros ficou muito acima dos 200 que se estima que tenham participado na edição do ano passado, a primeira em que foi aceite a inscrição de atletas do exterior, informou a agência japonesa Kyodo, a partir de Pyongyang. A maratona de Pyongyang é celebrada em honra de Kim Il-sung, o falecido avô do atual líder Kim Jong-un e fundador da Coreia do Norte, nascido a 15 de abril de 1912.

O evento desportivo, que contempla três provas – maratona (42,19 km), meia maratona (21,09 km) e mini-maratona (10 km) – contou com atletas oriundos de mais de 30 países, maioritariamente da Europa e da América, segundo fontes norte-coreanas citadas pela Kyodo. A Coreia do Norte, que não registou um único caso suspeito de Ébola, fechou as suas fronteiras aos turistas estrangeiros em Outubro. A interdição de viagem foi levantada em Março.

A popularidade da maratona prende-se em parte com a oportunidade rara de os visitantes percorrerem as ruas de Pyongang, sem a companhia de um guia norte-coreano desde que não se afastem do percurso da corrida.