Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mais dedicao dos responsveis

lvaro Alexandre - 08 de Julho, 2014

Presidente da Associao do Cuanza Sul quer mais dinamismo dos membros do secretariado da Federao Angolana de Xadrez

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os membros responsáveis pela execução das políticas emanadas da Assembleia-geral ordinária da Federação Angolana de Xadrez (FAX), na última sexta-feira, em Luanda, devem adoptar uma acção mais participativa para o êxito do programa do quadriénio 2012/2016. A observação é do presidente da Associação Provincial de Xadrez do Cuanza Sul, Abílio Ribeiro.As resoluções aprovadas no encontro realizado na sede da FAX criaram expectativas aos associados. Na apreciação de Abílio Ribeiro, "a Assembleia-geral ordinária produziu resultados para o melhoramento do funcionamento das instituições quer do ponto administrativo quer técnico".

O funcionamento do secretariado mereceu críticas dos associados e foi-lhe dado uma moratória até Dezembro para justificar com trabalho o relacionamento com os parceiros directos. Findo o prazo, pode ser afastado na próxima Assembleia-geral extraordinária marcada para final de 2014.Entre as resoluções aprovadas, os associados recomendaram o secretariado a produzir estatutos e regulamentos para eliminar as simetrias existentes e melhorarem as relações entre as associações provinciais e a Federação Angolana de Xadrez, bem como a elaboração de projectos para a massificação nas escolas.

Os representantes das Associações de Luanda, Benguela, Cuanza Sul, Zaire, Lunda Sul, Uíge, Huíla e Malange aprovaram as contas e o relatórios por unanimidade. Os órgãos da Federação Angolana de Xadrez foram reestruturadas. Alguns membros foram afastados e outros indicados para desempenharem novas funções. Botelho de Vasconcelos deixa a presidência da Mesa da Assembleia-geral e cede o lugar a Gil Belchior, que havia sido o vice-presidente do órgão. O Mestre Internacional Manuel Mateus é o novo vice-presidente, Agostinho Adão é o secretário e Engrácia de Jesus, vogal de direcção.

O preenchimento da vacatura da segunda vice-presidência, que havia sido ocupado por Francisco Briffel que se demitiu por incompatibilidade de funções, mereceu debate. Para o cargo, foi indicado e aprovado por unanimidade, Tito Martins. O Conselho Nacional de Árbitros recebeu novas caras.Adelino Correia deixa a Associação Provincial de Luanda de Xadrez para presidir o referido órgão. Aires Delgado é o vice-presidente e Manuel Garrido,secretário.

OBJECTIVO
Educação dos atletas
vai ser a prioridade


A educação e sistema de saúde são os principais benefícios das crianças que integram a Escola de  treinos  de assessoria desportiva Manuel Jamba Sports. A garantia é do responsável da insituição, Manuel António.O mentor do projecto esclarece que para além do ensino de elementos básicos de atletismo, "as crianças tem a oportunidae de aproveitar muita coisa boa, sobretudo a familiarização e compartilhar as ideias". A Escola está mais direccionada a crianças que se encontram fora do sistema de ensino e dar-lhes a oportunidade de receber uma educação que os leve a enfrentar a vida social no futuro.

Manuel António apela aos pais e encarregados de educação a sensibilizarem os filhos e educandos a frequentarem a Escola Manuel Jamba Sport, "só assim se pode dar um grande passo no desenvolvimento do desporto nacional". Por outro lado, "a prática de exercícios na adolescência e na infância é importante para a vida futura"."Pretendemos trabalhar com as pessoas experientes e que tenham vontade de laborar na descoberta de novos talentos.Os petizes vão buscar o melhoramento do sistema cardiovascular, respiratório, ósseo e condicionamento físico", esclareceu.

Para evitar a falência da instituição, à semelhança de outras na província, Manuel António assegurou que envida esforços mesmo sem muitos apoios ou patrocínios. A instituição está em funcionamento há pouco tempo e alguns apoios provêm de pessoas com quem trava amizades e trabalham em projectos similares no Brasil. Desse grupo, recebem camisolas timbradas com o nome da Escola que as distribuem às crianças ávidas de aprender o ABC de atletismo. Internamente, Manuel António procura patrocinadores ligados a empresas públicas e privadas.