Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Makov suspenso por doping

21 de Setembro, 2014

Nadador russo falha o Campeonato do Mundo por estar suspenso durante dois anos acusado de doping

Fotografia: DR

O russo Sergei Makov foi suspenso por dois anos por doping e está fora do Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, que se vai realizar na cidade de Kazan, na Rússia, entre 24 de Julho a 9 de Agosto de 2015. A informação foi anunciada nesta sexta-feira, pela Federação Internacional de Natação.

A entidade explicou que o teste de Makov deu positivo ao ostarine, um agente anabólico, em exame antidoping realizado em Outubro de 2013, durante o Mundial em Moscovo.

A punição é retroactiva, passa a contar da data em que o teste deu positivo. Assim, o nadador fica suspenso até 11 de Outubro de 2015 e está desclassificado de todas as suas competições desde que o teste deu positivo, o que anula todas as suas conquistas, medalhas e resultados para o ranking desde então.

Em 2013, o russo fechou a temporada a  figurar em 26º lugar no ranking dos 50 metros costas em piscina curta.
 
Índice para Doha
Depois de conseguir o índice para o Campeonato Mundial de Doha nos 100m borboleta na última terça-feira, Nicholas Santos garantiu a sua presença em mais uma prova da competição. O nadador também conseguiu índice para os 50m do mesmo estilo ao registar 22s63 na disputa das eliminatórias do Troféu José Finkel.

Garantido no Mundial, Nicholas traça como meta bater o seu recorde na final, que vai ser disputada hoje à tarde.
“Foi bom. À tarde,  o objectivo é nadar abaixo dos 22s13, que é o meu recorde sul-americano feito o ano passado. Estou a mudar o foco para os 100m já a pensar nos Jogos Olímpicos. Continuo a progredir e acho que isso é fruto da seriedade com que encaro a natação. Procuro ter muita disciplina, acompanhar o que está a acontecer no mundo, regrar-me  na alimentação, enfim, acho que esse é o segredo para prolongar a carreira”, afirmou o nadador.