Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Malanje faz disputar campeonato escolar

Venncio Victor , em Malanje - 27 de Maio, 2019

Provinciais Escolares fosse uma realidade, em particular os directores de escolas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Dezoito (18) equipas de distintas escolas do I e II ciclo do ensino secundário participam desde sexta-feira última, na X edição do Campeonato Provincial de Jogos Escolares nas mis diversas modalidades, cuja abertura oficial na Vila do Quéssua, arredores de Malanje.
O certame, que está a ser disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas vai apurar o representante de Malanje, ao zonal e ao campeonato nacional dos jogos nacionais escolares e conta com  a participação das Escolas de Formação de professores, Nicolau Gome Spencer, Instituto de Ciências Religiosas de Angola, 11 de Novembro, Quizanga, Kudielela, Canongue, Instituto Médio Agrário de Malanje, e Liceu Osvaldo Serra Van-dúnem. O campeonato está a ser disputado nas modalidades de futebol, andebol, basquetebol e voleibol, respectivamente.
O evento desportivo foi prestigiado pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Joaquim Fernandes, que referiu que o certame serve de antecâmara aos jogos nacionais escolares que são realizados anualmente pelo Ministério da Educação.
Joaquim Fernandes recordou que a província de Malanje teve uma boa participação da edição passada realizada na Lunda-Sul, tendo se classificado em segundo lugar, augurando a conquista este ano do primeiro lugar.
O director do Gabinete provincial da Educação, em Malanje, pediu a máxima colaboração do coro docente ara que trabalhem afincadamente com vista a representar a condignamente a região nos jogos nacionais.
O administrador municipal de Malanje, João de Assunção, frisou que o desporto escolar constitui um momento de satisfação para as famílias em geral e aos alunos em particular. o Desporto Escolar faz parte da política do Ministério do Ensino Superior visando  o desenvolvimento humana e o bem-estar  no  âmbito do plano nacional 2018/2022.
O responsável, referiu a reocupação e a vontade política do Executivo de ver melhorada a condição física e de saúde dos alunos e tornar a escola um espaço inclusivo e de bem estar.
João de Assunção realçou ainda que o desporto escolar é um programa que tem como objectivo proporcionar o acesso a prática desportiva regular e de qualidade contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, do seu estilo de vida, bem como a aquisição de valores e princípios associados a cidadania activa.
Enalteceu o empenho dos pais e encarregados de educação e de todos quanto de forma direita e indirecta contribuíram para a realização dos X Jogos Provinciais Escolares fosse uma realidade, em particular os directores de escolas, coordenadores de disciplinas, professores de educação física e da Administração Municipal ajudando a incentivar os alunos a despertar a sua atenção e o gosto ela prática de exercícios físicos, prática desportiva e actividades lúdico-recreativo.