Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Maldonado prevê Lotus vitoriosa

09 de Fevereiro, 2015

Lotus vai voltar à posição de destaque que tinha pouco antes de se juntar à equipa

Fotografia: AFP

Pastor Maldonado está confiante de que a Lotus vai voltar à posição de destaque que tinha pouco antes de se juntar à equipa, no ano passado. O piloto de 29 anos entende que a equipa de Enstone vai ter uma época muito melhor e mais competitiva do que a vivida no último Mundial. Mas para isso, é preciso que o grupo aprenda com os erros, destacou Maldonado.Depois de vencer corridas em 2012 e 2013, sempre com Kimi Raikkonen, a esquadra britânica sofreu um grande revés no ano passado, com um carro problemático, além das falhas de confiabilidade dos motores da Renault. No entanto, mesmo a faltar ao primeiro dia de actividades da pré-época deste ano em Jerez de la Frontera, o novo E23, agora equipado com as unidades da Mercedes, mostrou-se um projecto mais acertado.

“Vai ser uma época muito interessante para nós”, disse o venezuelano, que vai disputar o seu segundo ano dentro do carro preto e dourado da esquadra inglesa. “Temos trabalhado muito duro durante o inverno para melhorar o desempenho dos carros e estou feliz por estar de volta”, completou.O piloto venezuelano disse esperar por uma performance melhor do que do ano passado.“Temos trabalhado muito nisso e no aprimoramento de alguns componentes. A equipa precisa de aprender com os erros e começar deste ponto”, destacou.

Maldonado afirmou ainda que a meta da Lotus para 2015 é fazer com que a equipa volta à zona de pontos e não descarta também o regresso à luta por vitórias.“Temos um grande ambiente e temos de ser competitivos nesse ano. Cada vez que vamos à pista é preciso fazer 100 por cento e isso é o mais importante”, disse.“Esperamos que o E23 seja bem mais competitivo do que em 2014. O projecto precisa melhorar em termos de confiabilidade, velocidade e desempenho. O meu objectivo é colocar a equipa na posição que estava antes de eu vir para cá. E temos todas as ferramentas para isso. Então, a nossa principal meta é vencer de novo”, encerrou Pastor.


MOTOGP
Iannone celebra
com a Ducati


Andre Iannone completou o último dia da primeira série de testes da pré-época 2015 com o terceiro melhor tempo. O italiano cravou 1min59s388 na melhor das 47 voltas pela pista malaia e ficou a 0s521 de Marc Márquez, o líder da sessão. Satisfeito com a performance da GP14.3 na Malásia, Iannone reconheceu que está ansioso para provar ao GP15, a moto desenvolvida em Borgo Panigale para o Mundial deste ano. A fábrica de Bolonha não conseguiu concluir a fabricação da moto para o primeiro exercício de Sepang, mas vai levar a nova moto para a pista dentro de semanas.

O piloto de Cervera deu mais uma mostra do seu talento e sai de Sepang com a melhor marca da história da pista malaia. A aproveitar as primeiras horas do dia, quando a temperatura era mais baixa, Marc anotou 1min58s867 e garantiu a melhor marca do dia e também da primeira série de testes colectivos.Para efeito de comparação, no GP da Malásia do ano passado, Marc fez a pole position com um tempo de 1min59s791. O recorde da pista, que está registado em corrida, é de 2min01s415.

A confirmar o acerto da Honda RC213V, Dani Pedrosa rodou em 1min59s006 e fez a dobradinha com o companheiro da HRC, apenas 0s139 atrás do líder.De novo a mostrar que a Ducati parece ter encontrado o caminho para sair do buraco em que caiu nos últimos anos, Andrea Iannone ultrapassou 1min59s388 na 11ª das 45 voltas que completou e ficou em terceiro, 0s521 atrás de Márquez.