Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Maneda trabalha no Cuito

12 de Fevereiro, 2017

Hélder Cruz promete revitalizar a qualidade do basquetebol angolano

Fotografia: José Cola

No palco do candidato da lista B, Hélder Cruz "Maneda" deixou indeciso os integrantes da população votante às eleições na Federação Angolana de Basquetebol após apresentar as suas linhas de forças. O líder da lista A trabalhou na sexta-feira na cidade de Cuito e os sorrisos de felicidade brilharam no rosto dos representantes das equipas locais.

A união da família basquetebolística, gestão participativa e transparente, competência e novo modelo de desenvolvimento da modalidade encantou os participantes do encontro. Caso vença as eleições, Maneda promete trabalhar para a mudança do basquetebol nacional.

O antigo basquetebolista tem um programa que valoriza o resgate da modalidade e vai aproveitar a motivação de jovens talentos do país para inseri-los em programas da NBA Junior.

Hélder Cruz dispõe de contactos avançados com as empresas que gerem a NBA e trouxe em Angola, no ano passado, vários rostos conhecidos em todo o mundo. Os jovens angolanos participaram do programa e mereceram elogios dos "monstros" do basquetebol.

Para a representação do país na maior liga da "bola ao cesto", Hélder Cruz promete aprimorar aspectos ligados à organização e a reestruturação interna do património; vai implementar rigor na gestão financeira e nos recursos humanos, bem como proceder à criação de associações regionais de basquetebol, entre outros aspectos.

Tal como na Huila, Hélder Cruz deslocou-se ao município de Catabola, uma localidade que dista a 50 quilómetros de Cuito. O líder da lista A destacou a massificação e a promoção de jovens atletas.

A campanha eleitoral teve início em finais de Janeiro e termina no dia 16 do corrente. Depois de Luanda, Hélder Cruz trabalhou na Huíla e Benguela. As próximas paragens são as províncias do Huambo, Cuanza Norte e Malanje. As eleições de renovação dos corpos sociais para o ciclo 2016-2020 acontecem no dia 18.

Mundial de sub-19
Angola no grupo D


A selecção nacional masculina de basquetebol em sub-19 integra o grupo D do Campeonato mundial, a decorrer de 1 a 19 de Junho próximo, no Egipto, juntamente com as congéneres dos Estados Unidos da América (dominador da prova), Irão e Itália, ditou o sorteio realizado ontem, sábado, na cidade do Cairo, de acordo com uma nota da Embaixada de Angola na capital egípcia, que Angop teve  acesso.

O Mali, outro representante de África, figura no grupo C com as selecções do Canadá, Japão e a Espanha.

A selecção anfitriã, Egipto, faz parte da primeira fase do campeonato mundial na série B ao lado da Alemanha, Porto Rico e Lituânia.

O grupo A é constituído pelas selecções da Nova Zelândia, Coreia do Sul e França.

Angola representa o continente  na condição de campeã do Afrobasket2016 de Sub-18, realizado no Rwanda. A equipa nacional  destronou o Egipto após 28 anos de jejum.

Os regulamentos da competição mundial apontam que os dois primeiros de cada grupo avançam para os quartos-de-final.

A qualificação de Angola para outra fase é uma questão de sorte. EUA e Itália são as mais fortes do grupo D. O Campeonato mundial na categoria de sub-19 é dominado pelo Estados Unidos da América com seis títulos, sendo os mais recentes em 2013 e 2015.