Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Manganga investe nos veleiros

Álvaro Alexandre - 28 de Dezembro, 2014

Comandante Manganga está apostado em preencher última vaga ao Campeonato do Mundo

Fotografia: Dombele Bernardo

O comandante José Manuel Martins “Manganga”, do Jikula O'Mesu, está apostado na melhoria das performances piscatória do grupo no campeonato nacional de pesca desportivo de alto mar. Para aumentar o volume de capturas de veleiros, o grupo investiu em canas, carretos e linhas mais finas.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o comandante Manganga disse que a mudança de tecnologia tem a ver com a melhoria de capturas de veleiros, a nova estratégia para a presente época desportiva.

“Pescávamos com linhas de calibre 80-130, agora, apostamos nas linhas de 30- 50 libras. O nosso nível de captura foi médio e tivemos de mudar o equipamento”, explicou.

O comandante da embarcação do Jikula O'Mesu reconheceu que o rendimento da época desportiva foi positivo. Em forma de balanço “foi um ano de muitas capturas”.

“Entre os mais destacados, ressalto 12 equipas que pescaram mais. Humildemente, reconheço a excelência do Tudo Fish, Team Náutico e a Doce Vela”, admitiu.

José Manuel Martins “Manganga” assegurou que a “concorrência salutar” esteve patente em cada torneio organizado pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda, Clube Naval de Luanda ou pelo Clube Náutico Militar.

Depois de ter falhado a participação no campeonato do mundo realizado este ano, em Quepos, Costa Rica, a situação é preocupante para a equipa Jikula O'Mesu. Se as questões profissionais impediram a participação no Mundial de Quepos, o acesso ao mar costariquenho está cada vez mais difícil.

O grupo pode correr o risco de não participar no mundial de 2015. A equipa de Manganga não ganhou nenhum torneio do Campeonato de Pesca Desportiva de Corrico de Alto Mar da Zona Norte e não faz parte das que vão representar o país no mundial de 2015.

O grupo de 13 equipas, que vão estar presente com as cores da Bandeira Nacional, é formado por Team Kuxica, Team Calulo, Marlinheiros, Tubarões Fishing Team, Team Dourado, Azarados, Team Release, Team Náutico, Doce Vela, Fishalot, Olé!, Team Chicocuma e Tudo Fish (qualificação automática e vitalícia).