Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Manobra atarefa Selecção Nacional

Rosa Panzo - 03 de Setembro, 2016

A Selecção Nacional apresenta bom nível competitivo, depois de corrigir as debilidades físicas e técnicas durante a pausa pedagógica

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Campeonato Africano de Vela da classe de Optimist está às portas da sua realização em Luanda e os atletas integrantes da Selecção Nacional aprimoram nas últimas cinco semanas as técnicas de manobra, equilíbrio e testes de velocidades. Sob a orientação técnica de Moisés Camota, o grupo projecta hoje e amanhã mais duas sessões de trabalho na Ilha de Cabo.

Com olhos no pódio e na superação do número de medalhas obtidas na edição anterior do evento africano, Moisés Camota procura alcançar os 40 por cento de eficiência em falta na colectividade. A Selecção Nacional apresenta bom nível competitivo, depois de corrigir as debilidades físicas e técnicas durante a pausa pedagógica de 15 dias atribuídos aos alunos e estudantes.

Moisés Camota assegurou ao Jornal dos Desportos, que os seleccionados trabalharam "completo" e "a todo vapor" para superarem as debilidades apresentadas no início das sessões de preparação. Com o reatamento das aulas, a selecção nacional está repartida em dois grupos. Só aos finais de semana ensaiam em conjunto.

Coadjuvado por João Mongolo, Moisés Camota trabalha com uma equipa constituída por 16 velejadores para o evento a realizar-se de 6 a 14 de Outubro. O Clube Naval de Luanda "ofereceu" 12 atletas, mormente, Osvaldo da Gama, Lourenço Simão, Decáprio Fernando, Benilso Nzunzi, Guilherme Neto, Eduardo João, Emílio do Rosário, Garciano Novais, João Artur, Osvaldo Carlos, Aline Lourenço e Juliana Miguel; o Clube Náutico de Luanda "entregou" João Luacuti e Ronâncio Paulo. O 1º de Agosto está representado por Maria Júlio e o Petro de Luanda, por Joana Brito.

Recorda-se que em águas argelinas, Angola conquistou cinco medalhas, das quais uma de ouro e quatro de bronze. Osvaldo da Gama subiu ao lugar mais alto do pódio e representou o país no Campeonato Mundial disputado em Junho, em Portugal.