Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Manuel e Irineia preparam Africano

Álvaro Alexandre - 10 de Julho, 2015

Irineia vai a Maputo com o objectivo de integrar a lista restrita de mestres de xadrez em África

Fotografia: DR

Mário Manuel e Irineia Gabriel representam o 1º de Agosto no campeonato africano de amadores a decorrer de 31 de Julho a 10 de Agosto, na cidade de Maputo, onde se espera alcançar dois títulos de mestres ou candidatos.

O coordenador do departamento de xadrez militar, Abílio Silva, assegurou que "Maputo vai ser um espaço para se fazer a história do clube do Rio Seco".

A redução de número de atletas "militares" deve-se à fraca reserva financeira e a participação dos atletas na prova de Maputo está na mesa de direcção do clube, de acordo com Abílio Silva.

Para o sucesso na prova, os atletas eleitos estão submetidos a sessões de treinamento intensivo.

CLUBE VILA ALICE
O Clube Vila Alice também vai fazer-se representar na competição africana de amadores. João Amaral vai concorrer na prova do Índico a título individual para melhorar o seu ranking internacional.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o xadrezista do clube coordenado também por Abílio Silva disse que não pode pensar em fazer "má figura" na cidade de Maputo pelo investimento individual.

"O objectivo está centralizado na conquista do título e reunir norma para atingir o título de Candidato a Mestre", disse João Amaral.

O atleta do Clube da Vila Alice avançou que está a superar as debilidades e o processo passa pela recolha de informações.

"As opiniões estão a ser prestadas pelos nossos mestres e a preparação continua a um ritmo aceitável. Diariamente, troco ideias com o Mestre Internacional David Silva, actual campeão nacional absoluto, e Edivaldo Gama", debitou.

Na fase derradeira da preparação, o jogador do Núcleo da Vila Alice deposita grande parte do tempo nos aspectos concernentes ao estilo de jogo a ser apresentado no campeonato africano. "Pouco ou nada a fazer. Tudo está bem encaminhado. A minha atenção está virada na melhoria dos pormenores tácticos. O foco é aperfeiçoar a estratégia", concluiu.