Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Manuel Jamba Sports aposta na formao

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 08 de Julho, 2014

Crianas de vrios estratos sociais so chamadas a integrar o projecto de atletismo

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Escola de Treinos de Assessoria Desportiva Manuel Jamba Sports movimenta 60 crianças no projecto de massificação de atletismo, na província da Huíla, uma iniciativa de Manuel António, atleta angolano que beneficia de uma bolsa de estudos no Brasil, no âmbito da Solidariedade Olímpica.Em entrevista ao Jornal dos Desportos, Manuel António disse que a formação em curso no Brasil proporciona-lhe construir ideias, que se destinam a colocar os conhecimentos sobre a educação física.  A Huíla é  um berçário de atletismo, é o momento certo para relançar mais uma escola entre as muitas existentes.

O projecto vai passar nas escolas públicas e privadas com parceira do governo local e da direcção provincial da Juventude e Desportos. Uma equipa de especialistas vai seleccionar os jovens talentosos durante as aulas de educação física. "A partir dai, vamos fazer um acompanhamento específico dentro da nossa escola de treinos de assessoria desportiva Manuel Jamba Sports", disse.O mentor do projecto assegurou que para o êxito do projecto, um grupo de monitores está a beneficiar de formação para lidar com os petizes no sistema de treinamento acompanhado. A formação de monitores é específica e está virada para a detenção e selecção, segundo as especializações.

Para as crianças fora do programa de especialização, a Escola Manuel Jamba Sports vai proporcionar jogos e brincadeiras para que possam criar ambiente e prazer para  a prática do desporto. Os adolescentes entre 12 e 17 anos de idade vão ser submetidos a uma preparação virada para a  força, resistência e velocidade para se definir a especialização em fundo, velocidade ou provas técnicas. O salto, lançamentos, arremessos e corridas são as especialidades que vão dominar a formação.

REACÇÃO
Augusto Diogo
louva iniciativa


O coordenador técnico da Associação provincial de atletismo da Huíla, Augusto Diogo "Seco" admitiu que a Escola de Treinos de Assessoria Desportiva Manuel Jamba Sports vai contribuir para o desenvolvimento do atletismo nessas paragens. A oficialização da Escola de Treinos de Assessoria Desportiva Manuel Jamba Sports pode acontecer nos próximos meses e Augusto Diogo "Seco" vaticina um "atletismo competitivo em todos os aspectos e escalões em Angola". Para o responsável, "os atletas já estão a entrar na sua forma habitual e a alcançar as performances e patamares desejados”. A Escola de Treinos de Assessoria Desportiva Manuel Jamba Sports virada para a massificação de atletismo já trabalha na oficialização da sua instituição junto dos órgãos competentes.