Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Maratona agita hoje Arena Atlântida

Rosa Panzo - 21 de Junho, 2015

Fotografia: Jornal dos Desportos

Mais de 200 praticantes, dentre os quais atletas no activo, ex-atletas e amigos do voleibol são esperados na festa de Luanda.

Para coroar o primeiro aniversário do Dia Nacional do Voleibol, a organização coloca à disposição dos atletas dez quadras em toda a extensão do Arena Atlântida. As partidas são disputadas em todos os escalões no sistema de eliminatória directa a um set e individual.

Entre os principais rostos esperados no evento estão as antigas glórias que constituíram a primeira equipa de voleibol do 1º de Agosto. Hernâni Fernandes, actual membro da direcção, bem como outros ex-atletas, agora integrados nas Forças Armadas Angolanas, vão recordar os velhos tempos, sob o olhar atento da nova geração.

O secretário geral da Federação Angolana de Voleibol, José Monteiro, assegurou ao Jornal dos Desportos que a maratona estende-se a todas as províncias do país que acolhem a modalidade. Cada uma das associações provinciais dispõe de programa específico para juntar a família do voleibol. Assim, a celebração vai ser assinalada também nas províncias do Cunene, Uíge, Bié, Huíla, Huambo, Cuanza Sul e Namibe.

A escolha de 21 de Junho como Dia Nacional do Voleibol tem um propósito inusitado e histórico. Nesse dia do ano 2008, o nome de Angola ecoou na imprensa internacional pela qualificação do país pela primeira vez ao torneio de voleibol de praia dos Jogos Olímpicos, que no mesmo ano se realizou em Pequim, China.

Para que a data não ficasse esquecida nos anais da história, a Assembleia Geral da Federação Angolana de Voleibol aprovou a proposta do Dia Nacional do Voleibol para enaltecer o feito da dupla Morais & Manucho.