Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Maratona de veteranos abre época

Rosa Panzo - 22 de Fevereiro, 2014

O Torneio da Maratona de Velhas Guardas abre a época desportiva do calendário da Associação Provincial de Voleibol de Luanda.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O torneio de veteranos conta com atletas a partir dos 35 anos de idade, muitos dos quais foram pioneiros do voleibol em Angola, e vai ser disputado nos dias 1 e 2 de Março em local a indicar, de acordo com o secretário-geral da APVBL, Egídio Setas.

“A nova geração não conhece os ex-praticantes que contribuíram para o desenvolvimento do voleibol no país. Por esse motivo, queremos trazer os praticantes dos anos 70 até à presente data a fim de motivar a nova geração”, sublinhou.

 A Associação de Voleibol de Luanda pretende realizar uma prova com três equipas numa única jornada, contrariamente à primeira edição, em que se disputou durante uma semana, no campo da Banca. O torneio, cujo vencedor foi a equipa dos Amigos do Volei, contou também com as participações da formação dos Amigos da Tia e dos Amigos do BNA.

Após a realização da maratona de veterano, as atenções da APVBL vão estar viradas para a realização do torneio de abertura de seniores. A competição vai contar com a participação das equipas do Petro de Luanda e 1º de Agosto, Progresso do Sambizanga, Bangú FC, MTA, Escorpiões e a formação do BNA. 

A Assembleia-geral também aprovou o modelo de inscrição dos atletas e as respectivas taxas. Nessa época, cada atleta deve pagar a taxa de inscrição no valor de 500 kwanzas, ao passo que na inscrição colectiva os clubes vão pagar a taxa de 30 mil kwanzas por equipa, na categoria seniores. Em juvenil, a taxa é de 20 mil kwanzas por equipa e, em juvenil, o valor é de 15 mil kwanzas por escalão.

Egídio Setas garantiu apoios aos núcleos emergentes de voleibol em diferentes pontos da cidade de Luanda. Para o efeito, o responsável apela aos dirigentes dos núcleos a contactar a sua direcção a fim de exporem as suas  preocupações.