Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Maratona marca festejos do Dia da Paz

Gaudêncio Hamelay-Lubango - 04 de Abril, 2016

Acrescentou que em termos de inscrições, algumas equipas confirmaram de ponto de vista daquilo que é a taxa de filiação.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Uma maratona desportiva de basquetebol nos escalões de sub-14, 16, 18 e em seniores masculino, em ambas as classes, marcam hoje, segunda-feira, a partir das 8h00, no Pavilhão Gimno Desportivo do Benfica Petróleos do Lubango, as festividades do 14º aniversário da Paz e Reconciliação em Angola, que é celebrado hoje, em todo território nacional.

Diogo Gomes, secretário-geral da Associação de Basquetebol da Huíla, disse que o evento inserido nos festejos do Dia da Paz em Angola, vai igualmente marcar a abertura oficial da época desportiva a nível da modalidade da "bola ao cesto" na província da Huíla, daí, participam na maratona todos os clubes filiados na associação em todos os géneros e escalões.

Assegurou que para o êxito da actividade, o órgão reitor da modalidade na província, começou a interagir com os seus filiados desde o passado mês de Fevereiro, e voltou a reforçar nos últimos dias para que a mesma decorra sem sobressalto.

“Vamos fazer disputar segunda-feira (hoje), uma maratona desportiva, não só para abrir a época, mas também para saudar o Dia da Paz e Reconciliação Nacional em que vamos envolver todos os clubes filiados na associação provincial, em todos os géneros e escalões nomeadamente sub-14, 16, 18 e seniores masculino e feminino", confirmou.

Diogo Gomes apelou as equipas e os treinadores a se empenharem e a comparecer ao máximo para que a maratona seja feita com sucesso para contribuir nas celebrações de mais um ano da Paz e Reconciliação Nacional.

O dirigente associativo apontou que com o arranque da época desportiva, em Maio próximo, disputa-se os torneios de abertura, enquanto o mês de Agosto começam os campeonatos provinciais em todos os escalões.

 Acrescentou que em termos de inscrições, algumas equipas confirmaram de ponto de vista daquilo que é a taxa de filiação. “Já fizeram os respectivos pagamentos, mas aguardamos a entrega da documentação quer a nível dos clubes e dos atletas porque é uma condição essencial para aquilo que não só do ponto de vista legal as inscrições a nível dos campeonatos provinciais como também faz parte do processo de renovação de mandatos para o ciclo olímpico de 2016-2020”, explicou.