Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Maratona mobiliza 33 mil

17 de Junho, 2017

Este ano 33 mil pessoas entre estrangeiros de 47 países e representantes de todos os Estados brasileiros colocará à prova no topo do ranking mundial

Fotografia: AFP

Amanhã a Cidade Maravilhosa será palco da 15ª Maratona do Rio, que conta com provas de 6km, 21km e 42km. Este ano, 33 mil pessoas, entre estrangeiros de 47 países e representantes de todos os estados brasileiros, correm num cenário que coloca a prova no topo do ranking das mais lindas do mundo.

- Trabalhamos o ano inteiro para organizar a Maratona do Rio. Um evento deste porte envolve diferentes esferas, como Prefeitura, Governo, Secretaria do Dessporto, CET Rio etc. Temos uma grande operação de trânsito e precisamos causar o mínimo de impacto, organizar a passagem de 33 mil pessoas pelas ruas da cidade, além de desmontar o percurso logo após o término da prova. Só para a montagem, usamos mais de 7500 grades e 4000 cones. São diversas reuniões e uma grande equipe para definir toda a estratégia de operação e logística - explica João Traven, Sócio-diretor da Spiridon Promoções & Eventos, organizadora da prova ao lado da Dream Factory.

A prova de 42km terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo.

 A largada da Meia Maratona Olympikus (21km) será às 6h45 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca; e a da Family Run Smart Fit (6 km) acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima.

Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz Lima.

Disputa intensa 
em brasileiros
e quenianos na elite


A Maratona do Rio promete uma briga acirrada entre brasileiros e quenianos – países que mais venceram a prova. Entre os homens, são quatro os atletas que já venceram a corrida: o atual campeão, Elijah Kipkemei Kemboi; o vencedor de 2010, Anderson Chirchi Kipronm; o baiano Edmilson dos Reis Santana, primeiro colocado em 2014; e o pernambucano Marcos Antônio Pereira, que venceu em 2009.

No feminino, a queniana Ednah Mukhwan, vencedora de 2014, enfrenta desafiantes como a compatriota Leah Jerotich (vice-campeã no ano passado), a baiana Marizete Moreira dos Santos (vencedora em 2008) e a amazonense Raimunda Maria da Fonseca (campeã em 2004). Os melhores tempos até hoje na Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro são: 2h14min55s no masculino e 2h34min41s no feminino.


Últimos dias
da Expo Rio Run

Ontem e hoje são os últimos dias para curtir a Expo Rio Run, maior exposição de produtos do segmento de running, que acontece nos três dias que antecedem a prova, no Centro de Convenções SulAmérica.

No local também é feita a retirada dos kits por parte dos participantes do evento.

Entre as marcas presentes estão Olympikus, Tom Tom, JSF, Safe Runners, Polar, Pink Cheeks, Cool Towels e Flormel. A expectativa é de que mais de 40 mil pessoas passem pelo local nos três dias de feira.