Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Marco Melandri foi o mais rápido

06 de Julho, 2014

Motociclismo, Marco Melandri foi o mais rápido

Fotografia: AFP

No primeiro dia da competição, Melandri completou a sua melhor volta em 1.43,880 minutos, na primeira das duas sessões de treinos livres, superando o actual líder do mundial de pilotos, e actual campeão do Mundo em título, Tom Sykes (Kawasaki), que registou o melhor tempo na segunda sessão (1.43,927).

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) acolhe, pelo sétimo ano consecutivo, uma das rondas do Campeonato do Mundo de Superbikes, prova que engloba ainda as categorias de Supersport, Stocksport 1000 e Stocksport 600. Com sete provas disputadas,Tom Sykes (Kawasaky) lidera a tabela classificativa com 251 pontos, mais 39 do que Saylvain Guintoli (Aprilia), que ocupa o segundo posto, seguido de   Loris Baz (Kawasaki), terceiro classificado, com 210 pontos e sete subidas ao pódio.

Sykes somou seis vitórias em 14 possíveis, e persegue em Portimão as vitórias que lhe escaparam em 2013, quando dominou os treinos, mas não foi além do terceiro lugar na primeira das duas corridas de Superbikes, ganha por Marco Melandri. Sykes desistiu na segunda ronda, na qual Eugene Laverty alcançou o primeiro lugar do pódio.

 Em Portimão, Eugene Laverty, nono no mundial, conhecedor da pista algarvia devido à ligação com a equipa da Parkalgar, luta também por mais uma vitória.

Quanto às Supersport, Michael VD Mark (Honda) lidera o mundial de pilotos, com 135 pontos, somando três vitórias e sete subidas ao pódio, à frente de Jules Cluzel (MV Augusta) com 107 pontos, duas vitórias e cinco subidas ao pódio esta época, sendo o terceiro posto ocupado por Florian Marino (Kawasaki), com 85 pontos e três subidas ao pódio.

Nas Superstock 1000,  Leandro Mercado (Ducati) lidera com 72 pontos, seguido de Lorenzo Savadori (Kawasaki) e de Ondrej Jezek (Ducati), ambos com 58 pontos. Nas Supersotck 600, Marco Faccani (Kawasaki) é o primeiro classificado, com 81 pontos, seguido de Niki Tuli (Yamaha), com 58, e Wayne Tessels (Suzuki), terceiro, com 52.

Face às curtas diferenças pontuais em todas as categorias, a jornada algarvia promete ser emotiva e originar mudanças no topo da classificação.