Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Maria Branco está no elenco

Francisco Carvalho - 18 de Novembro, 2014

Seleccção nacional está completa para a segunda fase de preparação a decorrer em Gaia na projeção ao torneio pré-olímpico

Fotografia: José Cola

Depois de iniciar a preparação no banco, a guarda-redes Maria Branco mereceu a confiança do seleccionador nacional João Florêncio, para o estágio pré-competitivo da Selecção Nacional Sénior feminina de andebol, na região de Gaia, entre os dias 20 e 30 do corrente.

O técnico escolheu ontem o grupo de trabalho que viaja amanhã para as terras lusas, onde vai efectuar dois jogos de controlo com a selecção local inseridos na campanha de preparação para o torneio pré-olimpico que Angola vai acolher em Março de 2015.  O objectivo do “sete” nacional é voltar a representar o continente nos Jogos Olímpicos  do Rio de Janeiro, em 2016.

Para além da Maria Branco, que vai fazer a alternância na baliza com Teresa Almeida, o técnico português escolheu também Albertina Kassoma e Ana Patrícia Barros (pivôs), Elizabeth Cailo, Isabel Fernandes, Ivete Simão, Liliana Paixão, Lurdes Monteiro, Natália Bernardo, Magda Cazanga e Wuta Dombaxi (meia- distâncias) Marta dos Santos, Matilde André, Ngalula Kanka, Rossana Quitongo, Iracelma da Silva e Lisandra Salvador (pontas).

A Selecção Nacional concentra-se em Gaia, onde espera a integração das atletas Juliana Machado, Isabel Guialo, Liliana Venâncio e Teresa Leite, que jogam na equipa espanhola do Guardez. Do grupo que trabalhou em Luanda, o Seleccioandor Nacional preteriu os “serviços” de Cristina Branco, Azenaide Carlos, Joana da Costa, Luísa Kiala e Elga Quimeia, por limitações físicas e opção técnica.

A integração de Ngalula Kanka, atleta do ASA, marca o rejuvenescimento no grupo nacional. A ponta direita da equipa do aeroporto tem sido uma aposta segura e de confiança às selecções mais jovens, com as quais ergueu vários troféus no continente. A força e a habilidade constituem as suas principais características. O vice-presidente da Federação Angolana de Andebol, Ilídio Cândido, chefia a delegação em Portugal.