Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Maria Cipcic e João Aguiar falham "africana" de Dakar

Rosa Napoleão - 04 de Setembro, 2014

A piscina do Alvalade acolhe a última fase de preparação da selecção nacional orientada pela treinadora Maria Andrade até o fim da terceira semana do mês corrente

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os nadadores angolanos Maria Cipcic e João Aguiar considerados entre os melhores a nível da modalidade nacional estão impossibilitados de competir na 12ª edição do campeonato africano, a disputar-se em Dakar, Senegal, de 22 a 25 do corrente.Maria Cipcic, que elevou o país ao quarto lugar da final dos 100 metros bruços, no passado campeonato africano de Lusaka com o tempo de 1min18s74, num universo de oito atletas, ficou lesionada no tornozelo durante os trabalhos de preparação.  João Aguiar está comprometido com questões profissionais.

Ana Lima, vice-presidente da Federação disse em declarações ao JD, que a ausência destes nadadores vai pesar na participação de Angola na prova. “São dois dos nossos melhores nadadores e de certeza que vão fazer falta no conjunto, para as nossas ambições que passam pela conquista das finais nas diferentes especialidades e bater os recordes nacionais”, disse.Os trabalhos de preparação da Selecção Nacional entram esta semana na sua fase derradeira. Os nadadore almejam competir de igual nível com outros nadadores africanos, continuam a aperfeiçoar os aspectos técnicos, tácticos e psicológicos.O grupo dos convocados para a competição africana está dividido em três, está um grupo em  Luanda, outro em Portugal e um outro na África do Sul. Na lista dos residentes em Portugal, constam Ana Nóbrega, Yara Lima, Catarina Sousa, Pedro Pinotes e Nuno Rola.

Em Angola trabalham na piscina de Alvalade, os nadadores Nayara Ribeiro, Richard Fernandes e Jorge Lima que estão sob o comando da treinadora Maria Andrade e na África do Sul encontra-se o nadador Carlos Alberto, por motivos académicos. O três grupos partem das suas origens para o palco da competição no dia 21. Os representantes nacionais vão ser supervisionados por Pedro Mbidingani e o treinador César Ribeiro.