Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Marinha de Guerra testa miúdos de Kidó

28 de Fevereiro, 2014

A Selecção Nacional masculina de cadetes volta a testar amanhã

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional José Pereira "Kidó" está a avaliar, nessa fase de preparação, a defesa do conjunto nacional, uma aposta que visa melhorar ou manter a qualificação anterior, objectivo da Federação Angolana de Andebol. Antes, a Selecção Nacional deu prioridade aos aspectos físicos em curto espaço de tempo na Ilha de Luanda. A componente táctica vai também abordar o ataque continuado nas próximas sessões.

Em quatro semanas de preparação, José Pereira "Kidó" avalia a prestação dos atletas como “positiva” e destaca o empenho em todas as sessões. O processo evolutivo deixou-o satisfeito, o que justifica o bom trabalho durante as sessões da componente física. Os atletas absorveram as cargas à medida.

A Selecção Nacional viaja no próximo no próximo sábado para um estágio de 11 dias na região de Leiria, onde vai realizar seis jogos amistosos.
Angola faz parte do grupo C com as selecções da Zâmbia e do Quénia.

SELECÇÃO JÚNIOR
A Selecção Nacional júnior masculina de andebol está no grupo A do campeonato africano que se realiza de 22 a 30 de Março na cidade de Nairobi (Quénia). Os comandados de Filipe Cruz, quartos classificados da edição passada (Costa de Marfim 2012), vão jogar a primeira fase ao lado da Argélia e da RD Congo.

A Tunísia, detentora do título, está no grupo B com a Líbia e a Guiné, enquanto o grupo C é constituído pelo Egipto, Gabão, Quénia e Burundi.

Allen Iverson, conhecido como "The Answer" (A Resposta), nos seus tempos de NBA, vai ter a sua camisola aposentada pela equipa do Philadelphia 76ers. O ex-base, hoje com 38 anos, jogou  12 épocas na equipa dos Sixers, conquistou um título da Conferência Leste, venceu um prémio de MVP (melhor jogador da época) e foi seleccionado 11 vezes para o All-Star Game na sua carreira.Iverson é dono da melhor média de pontos do conjunto, empatado com o lendário Wilt Chamberlain (27,6 pontos por jogo). O jogador foi seleccionado na primeira posição do “draft” de 1996 e eleito caloiro do ano.

Andebol
Brasil prepara presença nos sul-americanos


Dois meses depois de conquistar o inédito Campeonato Mundial feminino de andebol, a selecção brasileira participa  a partir de 9 de Março nos Jogos Sul-americanos, no Chile, disputados numa única "poule" .

Para a competição continental, o técnico Morten Soubak efectuou mudanças na equipa que ganhou o mundial e chamou a guarda-redes Jéssica Oliveira, do Supergasbras-UNC-Concórdia, a ponta direita Célia Coppi e a pivô Regiane dos Santos Silva, ambas da Metodista-São Bernardo, a ponta Francielle Gomes da Rocha, do Hypo No, da Áustria, e a armadora Patrícia Batista, do Toulon, da França. "Acredito que nos Jogos Sul-americanos  os adversários vão ver o Brasil com o respeito que sempre tiveram mas com mais vontade  de vencer. Vamos encarar a competição também com respeito e trabalhar em cada jogo para sair com a vitória.

O título mundial ficou na memória e o nosso trabalho continua", disse a capitã da selecção, Fabina Diniz "Dara".

No Chile, a estreia do Brasil acontece no dia 9 contra as donas da casa. Depois enfrenta o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. A equipa que somar o maior número de pontos vence a competição. "Na América sempre tivemos uma certa hegemonia mas agora  ela vem coroada por um título grandioso. Queremos jogar como campeãs do Mundo. Queremos fazer bonito e voltar a celebrar", explicou Dara.

Jogadoras convocadas para a selecção brasileira: Bárbara Arenhart (Hypo No-Áustria), Jéssica Oliveira Supergas-bras-UNC-Concórdia-SC), Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo No-Áustria), Patrícia Batista da Silva (Toulon-França), Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo No-Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP), Mayara Fier de Moura
(Blumenau/FURB-SC), Alexandra Nascimento (Hypo No-Áustria), Célia Janete da Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (Hypo No-Áustria), Francielle Gomes da Rocha (Hypo No-Áustria), Samira Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball-França), Elaine Gomes Barbosa (Assoc. Cult. e Esp. Força Atlética-GO), Fabiana Carvalho Diniz (Hypo No-Áustria), Regiane dos Santos Silva (Metodista/São Bernardo.
 SP