Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mário e Cambando disputam jogo de cartaz

07 de Abril, 2014

O xadrezista Mário Manuel, do 1º de Agosto, e Cambando José, do Polivalente Aldanuel do Palanca, defronta-se hoje, às 17 horas, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez, na partida de maior cartaz da IV jornada do Campeonato Provincial Individual Absoluto de Luanda de 2014. Os dois xadrezistas são candidatos ao título do Provincial Absoluto, razão pela qual vão jogar nos primeiros tabuleiros da jornada e figuram entre os três primeiros da classificação geral, com os mesmos três pontos.

A experiência de Cambando José pode permitir uma vantagem sob o adversário, apesar de se pôr a hipótese de empate.  No segundo tabuleiro, João Júlio, do Núcleo de Viana, também líder do provincial, com três pontos, tem a tarefa facilitada já que vai defrontar Cláudio Félix, do Polivalente Aldanuel, actual sétimo classificado, com 2,5 pontos. A ronda reserva ainda os jogos Francisco Flora - Celso Baltazar, Tobias Nandjungo - Carlos Ngunga, Jesus Pimentel - Pompílio André, Bernardo Baptista - Joaquim Assis, Eliseu Tavares - Miguel Cristóvão, Edivaldo Gama - Eduardo Marques, João Amaral - Luís Francisco e Paulo Ofico -  Sílvio Famoroso.

Ontem, para a terceira jornada, disputada no mesmo local, Cambando José venceu Edivaldo Gama, João Júlio venceu Edivânio Domingos, Cláudio Félíx empatou com Francisco Flora e Joaquim Assis perdeu diante Mário Manuel. Três empates foram os resultados contabilizados nas partidas entre Celso Baltazar e Tobias Nandjungo, Carlos Ngunga e Miguel Cristóvão e Sílvio

Famoroso - Jesus Pimentel. José do Rosário perdeu com Eliseu Tavares, Angela Domingos obteve o mesmo resultado diante de João Amaral e Eduardo Marques despachou a Mestre Internacional Esperança Caxito. Após a conclusão da terceira jornada e após os 3 primeiros classificados está  Francisco Flora, Carlos Ngunga, Tobias Nandjungo, Cláudio Félix e Celso Baltazar (todos com 2,5 pontos).
    Álvaro Alexandre

Taça Davis
Itália afasta
a Inglaterra

A Itália garantiu a qualificação para as meias-finais da Taça Davis, depois de dar ontem a cambalhota na eliminatória com a Grã-Bretanha. A selecção transalpina sabia que tinha de vencer os dois encontros de singulares e foi exactamente isso que conseguiu fazer em Nápoles. Fabio Fognini (13.º do ranking ATP) começou por conseguir o triunfo mais complicado já que era Andy Murray (oitavo) quem estava no outro lado da rede. Fognini triunfou com os parciais de 6-3, 6-3 e 6-4, deixou tudo empatado. Na decisão, Andreas Seppi (34.º) não teve problemas em derrotar James Ward (161.º), com os parciais de 6-4, 6-3 e 6-4. As meias-finais vão disputar-se entre os dias 12 e 14 de Setembro.