Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Márquez desloca ombro direito

27 de Fevereiro, 2017

O espanhol realçou que vai descansar um pouco em casa e aprontar-se para o próximo teste no Qatar

Fotografia: AFP

O teste privado organizado pela Honda em Jerez de la Frontera não foi dos mais fáceis. Além de cancelar o primeiro dia de actividades por conta das condições de pista atrapalhadas por uma chuva recente, a fábrica nipónica ainda viu o seu astro se acidentar. No último sábado, Marc Márquez sofreu uma queda na curva 7 de Jerez e deslocou o ombro direito. Apesar do tombo, um exame feito no centro médico do circuito não encontrou maiores lesões.

“Foi um dia produtivo, já que conseguimos fazer muitas voltas e trabalhar bem na nossa moto; fizemos a maioria do trabalho planeado, o que é bem”, disse Márquez. O tricampeão mundial esclareceu que caiu e deslocou o seu ombro, mas \"felizmente não foi nada sério\".

O espanhol realçou que vai descansar um pouco em casa e aprontar-se para o próximo teste no Qatar. A próxima e última série de testes colectivos da pré-época 2017 da MotoGP acontece em Losail entre os dias 10 e 12 de Março.

MUDANÇAS DE TRAÇADO
CIRCUITO DA CATALUNHA

Às vésperas do início dos testes colectivos da F1, que se realizam hoje, a casa da pré-época do Mundial foi inspeccionado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) por conta das mudanças realizadas no traçado. Tanto a organização maioral do automobilismo como a do motociclismo aprovaram as mudanças para o Circuito da Catalunha.

A visita em conjunto do director-técnico da FIA, Charlie Whiting, e do delegado de segurança da FIM, Franco Uncini, aconteceu na sexta-feira passada e apenas confirmou a já esperada luz verde. A maioria das mudanças diz respeito ao traçado utilizado na MotoGP. 
São algumas as mudanças realizadas.

Uma delas, a instalação de uma chicane para a MotoGP poucos metros antes da chicane utilizada para a F1. Outra novidade é o uso de uma caixa de brita na área de escape da saída da curva 13. Entre as curvas dez e 16, a área de relva artificial da área de escape foi substituída por zebras na parte de dentro das curvas 10/11, da 13/14 e da 15/16, embora essas zebras sejam apenas para a MotoGP.
A grande mudança para a F1 é a nova pintura da grelha de largada, um pedido da FIA por conta dos mais largos carros.

As mudanças foram realizadas sobretudo para aumentar a segurança do traçado usado para as corridas de moto no Circuito da Catalunha. Durante o final de semana do GP da Catalunha da MotoGP em 2016, o espanhol Luis Salom morreu após um acidente violento durante um dos treinos livres da Moto2.

Naquela oportunidade, a MotoGP resolveu mudar e adoptar o traçado da F1 pelo resto do final de semana por achar a pista insegura.
A MotoGP volta ao circuito no final de semana de 11 de Junho, na sétima etapa da época.