Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Marrocos alberga Para -Jogos Africanos

19 de Novembro, 2018

Fotografia: Miqueias Machangongo | Edies Novembro

O presidente do Comité Paralímpico Africano (APC-sigla em inglês), o angolano Leonel da Rocha Pinto, afirmou no sábado, que Marrocos vai sediar a primeira edição dos Para -Jogos Africanos em 2020.
Em declarações à Angop, em Luanda, explicou que a decisão resultou da Conferência de Ministros dos Desporto e Cultura da União Africana, que decorreu em Outubro, na Argélia.
Acrescentou, que remeteu durante o “conclave”, a documentação que explanava a vontade de África organizar o evento inédito, semelhante aos Jogos Pan -africanos,  exclusivo a atletas deficientes.
Disse, que o encontro de Argel contou com a participação de membros do Comité Paralímpico Internacional (IPC), da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ANOCA), onde ficou decidido que os Para -Jogos Africanos sejam qualificativos aos Jogos Paralímpicos de Tóquio ,em 2020.
De acordo com o membro executivo do IPC, a candidatura de Marrocos venceu a da África do Sul,  por via de votos.A primeira edição dos Para -Jogos Africanos pode contar com pelo menos mil atletas. O objectivo é promover o desporto paralímpico. A África é o único continente que ainda  não logrou organizar a prova multidisciplinar.