Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mascarenhas projecta mundial na África do Sul

Rosa Panzo - 09 de Agosto, 2017

2015 Henriques Mascarenhas começou a destacar-se nos campeonatos nacionais e internacionais

Fotografia: M.Machangongo | Edições Novembro

Com objectivo de melhorar a sua marca pessoal nacional, nas provas do 400m e 1500 metros livres, o nadador angolano, Henriques Mascarenhas, começou a projectar a última etapa de preparação na África do Sul, com vista a participação na sexta edição do Campeonato do Mundial de juniores, prova a decorrer de 23 a 29 do mês em curso, na cidade de Indianápolis, Estados Unidos da América.

Sob supervisão técnica do treinador local nas terras de Nelson Mandela, Henriques Mascarenhas afina as técnicas de partida, viragens e velocidade a fim de manter o pico de forma até dia 20 do corrente data prevista da viagem para o palco da competição.

Desde 2015 Henriques Mascarenhas começou a destacar-se nos campeonatos nacionais e internacionais. Em 2016 o nadador conquistou uma medalha de bronze na distancia dos 400 metros livres, no torneio da Zona 5 do Conselho de Desportos da União Africana, que o país albergou em Dezembro do ano passado, na Piscina do Alvalade.

Com a evolução do seu profissionalismo na África do Sul, Mascarenhas pode melhorar as sua performance em Indianápolis, à semelhança de outros nadadores nacionais que representaram o país no Mundial da Hungria que encerrou recentemente.Indianápolis acolheu o Campeonato Mundial de piscina curta em 2004, no ginásio da equipa da NBA , Indiana Pacers.

Recorda-se que na Hungria vestiram as cores nacionais os nadadores, Pedro Pinotes, Daniel Francisco, Catarina Sousa, Ana Nobrega e Mário Ervedosa.

Ao contrario dos outros nadadores, Pedro Pinotes fez a sua estreia no mundial de natação de aguas abertas onde ficou na 47ª posição na prova de cinco quilómetros ao cronometrar 57min.22s.80d, numa prova que contou com 61 concorrentes.