Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mascote do "mundial" vai circular no Namibe

Silva Cacuti - 19 de Março, 2013

Mascote do campeonato do mundo vai conhecer o nome na próxima sexta-feira

Fotografia: Nuno Flash

A mascote do 41º campeonato do mundo vai estar no dia 4 de Abril no município do Tômbwa, província do Namibe, no âmbito das comemorações do dia da Paz em Angola, de acordo com o programa traçado pela Comissão Executiva provincial para o campeonato previsto de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e do Namibe.

O presidente da Associação Provincial de Patinagem do Namibe, Zeferino Guto, disse que durante a apresentação da mascote vai haver um mini-festival, com jogos de demonstração, gincanas e outros motivos no Tômbua.

Ontem, a mascote foi apresentada ao governador provincial, Isaac dos Anjos. A mascote encontra-se na cidade do Namibe desde o último sábado e foi apresentada à margem do torneio quadrangular alusivo às festas do mar.

“Temos um programa de divulgação da mascote, que, depois da apresentação ao público aqui no Namibe, vai levar-nos ao Tômbua, no dia 4 de Abril e pretendemos fazer circular depois por outros municípios. Sentimos que está um pouco lenta a divulgação do Mundial, então, a nível do Namibe, vamos executar este plano”, anunciou.
Recordar que faltam pouco mais de três dias para se cumprir o prazo do anúncio do nome da mascote do campeonato do mundo.

O período de entrega de propostas para o nome da mascote encerrou a 15 do corrente e a Comissão Executiva nacional do campeonato do mundo anunciou que o resultado seria conhecido a 22 do corrente.

A mascote do mundial foi apresentada a 11 de Fevereiro, aquando da apresentação oficial do campeonato do mundo, em cerimónia que decorreu numa das salas do Hotel Epic Sana Luanda.

Angola vai jogar a primeira fase do mundial inserida no grupo ‘C’, ao lado do Chile, Portugal e a África do Sul.

A Espanha, campeã do mundo, vai jogar a primeira fase da prova inserida no grupo ‘A’, ao lado do Brasil, Suíça e Áustria. O grupo ‘B’, que tem a Argentina como equipa mais cotada, integra a França, Alemanha e a Inglaterra.

Moçambique, que foi semi-finalista na Argentina, é cabeça do grupo D, em que constam também a Itália, Colômbia e Estados Unidos da América.

QUESTÕES FINANCEIRAS
Argentina falha torneio de Montreux


A selecção argentina de hóquei em patins pode falhar a 65ª edição da Taça das Nações que se disputa em Montreux, Suiça, de 27 do corrente a 2 de Abril. Rumores que circularam nos últimos dias apontavam para uma ausência dos alvicelestes por dificuldades financeiras.

No site da Taça das Nações, o nome da Argentina está substituído pela Alemanha, mas não consta qualquer explicação para a alteração. A Argentina já teve dificuldades para estar na 64ª edição da prova disputada em 2011, ano em que acolheu o 40º campeonato do mundo.

Os argentinos acabaram a prova de 2011 em terceiro lugar após desfeitearem a selecção nacional angolana por 5-4, mas as dificuldades financeiras impedem-nos de estar presentes na edição deste ano.

O calendário de jogos do grupo ‘B’ prevê o primeiro jogo da equipa angolana diante da Alemanha, que substituiu a argentina, no dia 27. A França e a Suíça defrontam-se para completar a jornada.

No dia seguinte, a selecção nacional joga diante da França, enquanto a Alemanha mede forças com a Suíça. A selecção nacional encerra a primeira fase a defrontar a equipa anfitriã da Suíça, no dia 29, enquanto a França vai jogar com a Alemanha.

A selecção nacional trabalha em Viana de Castelo, Portugal, para preparar a participação na 65ª Taça das Nações. O seleccionador nacional, Orlando Graça, tem hoje, pela segunda vez, a oportunidade de reunir com todos os jogadores, depois dos que evoluem na Europa terem-se juntado, ontem, aos que saíram de Luanda.

O seleccionador nacional trabalha em Portugal com os atletas Silvério Quiteque “Pedalé”, Milton Lucas “Mitó”, Márcio Fernandes, João Zumba “Paizinho”, Afonso Coxe “Mamícua”, Hugo, Rui Miguel, Rui André, Johe, Humberto Mendes, Kirro, João Pinto, André Centeno, Tiago Sousa, Filipe Bernardino, Ery, Nery e Jovety.
SILVA CACUTI