Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Massificação decorre a bom ritmo

26 de Março, 2015

Huíla foi celeiro do atletismo responsáveis da Província querem recuperar

Fotografia: Kindala Manuel

Os resultados satisfatórios que advêm do processo de massificação, conduzida pela Escola de Treinos Manuel Jamba Sports, estão a agradar o mentor do projecto que movimenta actualmente 67 crianças, de ambos os sexos. O mentor da referida escola, Manuel Jamba António, referiu que o projecto é amplo e consiste na captação de crianças nas instituições de ensino público e privado, nos diversos bairros e ruas da cidade do Lubango, para ocupa-las com 30 minutos de exercício todos os dias para o benefício de suas vidas.

“Estou muito satisfeito com o trabalho que está a ser desenvolvido pela escola. Graças a Deus que tudo está a decorrer conforme perspectivei”, manifestou. Manuel Jamba António esclareceu que como resultado positivo, obtido com orgulho pelo projecto de massificação, a equipa de juvenis que participou pela primeira vez no nacional de corta-mato disputado na província do Huambo, conseguiu conquistar a taça do primeiro lugar em masculino e o segundo lugar na mesma categoria, em feminino.

 Argumentou que por esse motivo, sente-se muito motivado e agradeceu a todos sobretudo os amigos que têm dado a maior força e contribuição de forma a continuar com o projecto. Avançou que os atletas que despontam na Escola de Treinos Manuel Jamba Sports estão divididos em dois núcleos,  um composto por 15 petizes que trabalham no bairro do Tchioco, enquanto o maior grosso de crianças e adolescentes num universo de 52 efectuam seus treinos no Complexo Turístico e Desportivo de Nossa Senhora do Monte.

Aclarou que a Escola de Treinos, nesta altura só trabalha com os escalões de formação isto é, iniciantes (oito aos dez anos), cadetes (dez aos 12 anos) e o grupo dos juvenis que vai dos 13 aos 17 anos de anos de idade, visa a selecção, detenção e promoção de novos e futuros talentos desportistas.
Asseverou que a escola de treinos está a trabalhar numa vertente de equipa. Acrescentou que no sector feminino a escola, possui um total de 18 praticantes.

CONSTATAÇÃO
Manuel António
aposta na formação


O projecto que dirige, virado essencialmente para a vertente de massificação, sublinhou Manuel António, precisa de pessoas com conhecimentos científicos para passar essa informação e libertar o interesse no seio do sector feminino para acorrer aos locais de treinos e fazerem parte do ambicioso projecto.O coordenador do projecto disse que o programa já foi estruturado desde 2011, mas numa vertente de recreação.

Todavia, a partir de 2012 pensou-se levar algo mais sério no sentido de dar oportunidade a essas crianças para mostrar que elas podem perante elas, os amigos e a sociedade “cujo nosso lema é Transformando Vidas Realizando Sonhos com o Simples Acumulo de 30 minutos de exercício todos os dias da sua vida”, salientou.

Manuel António referiu que a província da Huíla como é um dos celeiros na modalidade de atletismo desde os tempos longínquos, o seu objectivo é terminar a formação superior no Brasil na especialização de educação física para permitir vir ao país começar a mudar os moldes de trabalho.
“O meu objectivo principal quando regressar a Angola depois da formação é dar continuidade ao um trabalho muito mais específico e tecnológico de forma a mudar os métodos tradicionais para o científico”, disse.
G.H