Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Matamba considera estvel sade da Seleco Nacional

Melo Clemente - 04 de Julho, 2015

Pupilos de Moncho Lopez trabalham no Ginsio do Instituto Superior Politcnico de Cincias

Fotografia: M.Machangongo

O estado clínico dos integrantes da Selecção Nacional de basquetebol, em seniores masculino, que projectam o Campeonato Africano das Nações na Tunísia, de 19 a 30 de Agosto, é considerado estável.

O facto foi revelado, recentemente, à comunicação social pelo médico da Selecção Nacional, Agostinho Matamba, que foi “afastado"”dos quadro do “cinco” nacional por Paulo Alexandre Madeira, depois de ter feito a campanha que levou Angola a disputar o Campeonato do Mundo de Espanha.

O extremo base do Recreativo do Libolo, Olímpio Cipriano, um dos eleitos do técnico Moncho Lopez para operação Tunísia, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, começa a trabalhar com bola a partir de segunda-feira.

Cipriano integrou o grupo de trabalhos, na última segunda-feira com a mão esquerda no gesso, mas ainda assim, tem feito parte das sessões de treinos.

Já Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africanos das Nações, prova disputada em Abidjan, em 2013, continua nos Estados Unidos da América, onde efectua a revisão do seu joelho esquerdo.

Apesar das duas “contrariedades”, o médico do combinado nacional assegurou que o estado de saúde do grupo é saudável.

“Neste momento, o estado de saúde é estável. Para aquilo que era nossa perspectiva, está a surtir o  efeito, porque quando começamos com os trabalhos de preparação dissemos que o Olímpio Cipriano até ao dia seis estaria com a mão esquerda no gesso e estaria a fazer outro tipo de trabalho. A partir de segunda-feira vamos tirar o gesso porque até lá a pequena fractura que teve a nível do quarto metarcapiano estará já consolidada, por isso, reafirmo que a selecção está bem”.

Agostinho Matamba disse por outro lado, que aguardam pela chegada de Carlos Moras, que se encontra nos Estados Unidos da América. “Aguardamos também pela vinda do Carlos Morais que foi fazer consulta junto do seu médico um pequeno exame de avaliação, porque nunca tinha feito a avaliação após cirurgia. Foi com a nossa autorização e aguardamos por ele. Com a vinda dele acredito que teremos a situação completamente controlada”.

Entretanto, os pupilos de Moncho Lopez realizam esta manhã, a partir das 10h00, no Ginásio do Instituto Superior Politécnico de Ciências, sita no distrito de Belas, por sinal, a última da segunda semana de preparação.

Já com o novo preparador físico, o espanhol Miguel Angel, a selecção aprimora a componente física, sem descurar os fundamentos técnicos e tácticos.

A Selecção Nacional vai disputar a fase preliminar da 28 edição do Campeonato Africano das Nações na Tunísia, inserida no grupo B, ao lado do Senegal, Marrocos e Moçambique.  Tunísia, país anfitrião, figura no Grupo A, juntamente com Uganda, Nigéria e República Centro Africana.

Egipto, Gabão, Mali e Camarões estão no Grupo C, ao passo que a Costa do Marfim, Cabo Verde Argélia  e Zimbabwe fazem parte do Grupo D.