Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Match decide título

16 de Maio, 2016

O Armando Angélico perdeu com o João Simões e Edivaldo Gama sofreu derrota com MF Cristiano Aguiar.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O título de campeão Nacional Individual Absoluto decide-se a partir da amanhã, às 16 h00 nas instalações da Federação Angolana de Xadrez (FAX), com a disputa de um match de 30 partidas.

A etapa  tem por objectivo provocar o desempate que  se disputada em três voltas, que corresponde a 15 jornadas. A primeira ronda do match acontece já amanhã, com o seguinte emparceiramento: o Mestre Internacional Adérito Pedro, do 1º de Agosto, defronta do o Mestre Fide Cristiano Aguiar, do Progresso Sambizanga; e o Candidato a Mestre (CM) João Simões, da EPAL,  enfrenta o MI Erikson Soares, do Progresso Sambizanga.

O MI David Silva, do Progresso do Sambizanga, descansa na primeira rodada do match por força do emparceiramento. O detentor do título  repousa na referida ronda pelo facto de ter ocupado o primeiro lugar da etapa regular do nacional.

A fase extraordinária do Nacional Absoluto de Xadrez  conta com cinco ambiciosos candidatos ao título. Entre os adversários, o maior totalista é o (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, com quatro conquistas; MI David Silva, do Progresso do Sambizanga, e (CM) João Simões, da EPAL, ambos com cada uma. Sem nenhuma conquista estão o MI Erikson Soares e MF Cristiano Aguiar, ambos do Progresso do Sambizanga.

Existe uma acentuada desigualdade de concorrentes, o Progresso do Sambizanga luta pela conquista do título Individual Absoluto com três xadrezistas, o 1º de Agosto e a EPAL com  um atleta cada. Eis os concorrentes: Mestre Internacional (MI) David Silva, MI Erikson Soares e Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar, todos do Progresso Sambizanga; MI Adérito Pedro, do 1º de Agosto; Candidato a Mestre (CM) João Simões, da EPAL.

Na nona e última jornada do Absoluto Individual o MI Adérito Pedro empatou com o MI Erikson Soares e MF Catarino Domingos também repartiu o ponto com o MI David Silva.  O Armando Angélico perdeu com o João Simões e Edivaldo Gama sofreu derrota com MF Cristiano Aguiar.

A classificação da fase regular do nacional é a seguinte: MI David Silva (6,5), MI Adérito Pedro (6,5), CM João Simões (6,5), MI Erikson Soares (6,5), MF Cristiano Aguiar (6,5),     MF Catarino Domingos (6), CM Cambando José (5,5), MI Amorim Agnelo (5,5), CM Sérgio Miguel (5,5) e MI Luciano Oliveira (5,5).

CAXITA DESTRONA
MARIA DOMINGOS

A Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita, bicampeã africana de juniores, destronou a Maria Domingas detentora do troféu da edição do nacional feminino de 2015. A nova campeã, vencedora antecipada, empatou na IX e última jornada com a Domingas Tavares. A atleta tem passeado toda a sua classe, ante a improdutividade das demais atletas.