Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mateus brilha na cidade do Cabo

Álvaro Alexandre - 05 de Fevereiro, 2014

Em sete partidas o atleta angolano conseguiu cinco vitórias e dois empates arrebatando deste modo o tão cobiçado troféu

Fotografia: Jornal dos Desportos

O xadrezista Domingos Mateus, da Selecção das Forças Armadas Angolanas foi o grande vencedor do torneio «Cape Of Good Hope Open 2014», disputado de 24 de Janeiro a 3 do corrente mês, na cidade de Cape Town.

Num ritmo de 1 hora e meia por partida, no sistema suíço de sete jornadas, Domingos Mateus, afecto à Força Aérea Nacional, foi o mais regular da competição disputada por mais de 400 participantes, oriundos dos vários países da região austral do continente africano. Em sete tentativas acumulou seis pontos.

O primeiro lugar foi discutido até ao último dia da competição, visto que três candidatos reuniam condições para arrebatar o troféu. Destes, dois angolanos e um sul-africano.  A posição foi favorável a Domingos Mateus, actual vencedor do Zonal B, realizado na cidade do Sumbe, em 2013, facto curioso de ter superado no tabuleiro os dois principais adversários.

Os únicos pontos perdidos foram aquando dos dois empates, na 5ª jornada, diante do zimbabweano Sakhe Mkosi, e na última, contra o sul-africano Keegan Agulhas, melhor xadrezista juniores do Cape Of Good Hope Open 2014.

Do primeiro ao terceiro lugar a classificação ficou assim definida: 1º Domingos Mateus (angolano), 2º Luan Jager (sul-africano com um rating de 1582 elo) e Agostinho Diogo (melhor atleta da modalidade nos VII Jogos Desportivos Militares realizado na cidade do Huambo, de 24 de Agosto a 14 de Setembro do ano passado), todos com seis pontos.

A delegação desportiva composta por oito atletas militares é aguardada em Luanda na sexta-feira.  Segundo o chefe da caravana, Emanuel Fernandes, a Selecção Militar das FAA foi convidada a participar no Campeonato do Mundo de Amadores, a realizar-se de 25 de Abril a 4 de Maio de 2014, em Singapura.

«A partir de segunda-feira vamos apresentar formalmente à direcção o convite que nos foi formulado. É do nosso interesse participarmos neste evento. O mesmo vai permitir o estreitamento das relações com outros parceiros que defendem a causa comum», concluiu.