Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Matreiros o novo campeo nacional

lvaro Alexandre - 22 de Junho, 2016

Equipa de Antnio Fernandes foi a mais forte na captura de peixes viola

Fotografia: Dombele Bernardo

Com um peixe de 18 quilogramas capturado por António Fernandes, a equipa Matreiros sagrou-se campeã da edição de 2016 do Concurso de Pesca Desportiva de Lançamento de Costa Praia do Rio Seco, disputado no último fim de semana, nos arredores da aldeia com a mesma designação do evento. A formação liderada por António Fernandes superou os demais concorrentes com um peixe viola que valeu 108 pontos na tabela de classificação geral.

Em razão da consagração, os Matreiros destronaram do título a equipa MP Mother, vencedora da edição passada, que ficou na segunda posição com 106,8 pontos. O seu peixe viola pesou 17,8 quilogramas e foi capturado por Styphen Sotto Mayor.Durante as 24 horas do Campeonato Nacional de Pesca Desportiva de Lançamento de Costa Praia do Rio Seco foram capturados 11 peixes, dos quais uma macôa, uma raia, um pungo, duas violas e seis barbudos.  O maior exemplar de escama foi o pungo de 17,36 kg pescado por Nelson Leitão, da equipa Os Azimutes.

Nelson Santos, do Chicuma do Cuanza Sul, obteve o maior número de capturas. O pescador tirou do mar três barbudos que contribuíram para a ascensão da equipa em quarto lugar na classificação geral.Participaram da competição nacional 27 equipas em representação das províncias de Luanda e do Cuanza Sul.

A localidade de Praia do Rio Seco dista a 129 quilómetros a Sul do centro da cidade de Luanda, é um local acolhedor e com água cristalina. A bela praia atrai turistas de todo o mundo e aguarda investimentos no ramo de hotelaria e turismo.Na tabela de classificação geral, Matreiros ocuparam a primeira posição com 108 pontos, seguidos de MP Mother Foca com 106,8, Azimutes Team (86,32), Chicuma do Cuanza Sul (33,54) e Insulentes (21,4).
                                             ÁLVARO ALEXANDRE