Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Matsumoto disputa uma Olimpíada

06 de Junho, 2016

Matsumoto disputa uma Olimpíada

Fotografia: AFP

Cazuo Matsumoto, paulista de 30 anos, já disputou alguns campeonatos mundiais pelo Brasil. Mas sempre era preterido nas escolhas para disputar Jogos Pan-americanos ou Olimpíadas. Finalmente, em 2016 terá a possibilidade de participar de uma edição olímpica. Ele foi convocado como o 3º jogador da selecção, para o torneio por equipas.  Os outros 2 jogadores são Hugo Calderano e Gustavo Tsubói. Cazuo disputava a vaga com Thiago Monteiro, que buscava sua 4º Olimpíada.

A vaga foi merecida. Cazuo é o 3º melhor brasileiro no ranking mundial. Em 2013, Cazuo, jogador canhoto,   se tornou o 1º latino a vencer uma etapa do Circuito Mundial, no Aberto da Espanha. Em 2014 fez um bom campeonato mundial por equipes. Em 2015 já merecia ter sido chamado para o Pan de Toronto, mas não foi lembrado.  Este ano, em etapas do circuito venceu 2 jogadores top 50 do ranking, o japonês Yuya Oshima e o eslovaco- chinês Wang Yang.

Como é a competição por equipes na Rio 2016?  São 4 jogos individuais e um de duplas.  Vence o país que fizer 3 pontos primeiro, igual a Copa Davis de Ténis. Todos os 3 elementos da equipe precisam actuar e um jogador só pode fazer 2 jogos. Por exemplo: se a dupla do Brasil for Tsubói e Cazuo, significa que Hugo Calderano fará 2 jogos individuais, Tsubói e Cazuo 1 cada. Se a China já é favorita no individual, imagina por equipes, em que é necessário derrota-los 3 vezes.  O torneio de equipes começou em 2008 e a China nunca perdeu no masculino e feminino. A briga ficará por prata e bronze. Terminar entre os 8 será um grande resultado para o Brasil.