Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Medalha de bronze estimula Petro do Huambo

Silva Cacuti - 01 de Fevereiro, 2020

Equipa do Planalto central ganha flego com a conquista do trofu

Fotografia: Jornal dos Desportos

O alcance da medalha de bronze pela equipa do Petro do Huambo nos campeonatos nacionais de andebol em juvenis masculinos pode funcionar como um tónico para os praticantes da modalidade na província, admitiu José Cangovi, técnico daquela agremiação. O treinador falava à nossa reportagem, depois de garantir o lugar no pódio da competição disputada na cidade de Malanje.
"A sensação é de muita satisfação, de dever cumprido e expectativa em relação ao futuro desses jovens jogadores. Mostraram que têm muito talento. Este resultado, em certa medida, pode impulsionar outros atletas a trabalhar e acreditar que é possível fazer coisas boas a partir do Huambo", sustentou.
A equipa do planalto central, destacou, trabalha com muitas limitações, tanto que, apesar de apurada para jogar os campeonatos de juniores no Namibe, perdeu a prova por dificuldades financeiras.
"Nunca se sabe que resultado teríamos, se fôssemos jogar com os juniores!", comentou.
Dois jogadores da equipa estiveram em destaque na competição de Malanje e podem ter despertado a cobiça dos grandes do andebol angolano. São os casos do polivalente Mango e do Ivan, atleta de 16 anos e com 1,90 metros de altura.
É a segunda vez que a equipa do Huambo logra o pódio nacional, depois de o ter feito em 2015, na prova disputada na cidade do Lubango.
A equipa do Renascimento do Uíge sagrou-se vencedora da competição, seguida pela Madeira, de Luanda. A prova disputou-se no sistema todos contra todos a uma mão.
No sector feminino, o domínio voltou a pertencer ao Núcleo do 1º de Agosto em Benguela, que venceu, na final, a Marinha de Guerra por difíceis 33-32.
Na prova de juniores, disputada na cidade do Namibe, o Interclube venceu na classe masculina ao bater o 1º de Agosto por 24-19. Em feminino, a Marinha de Guerra Sagrou-se campeã após vencer a equipa do 1º de Agosto por 22-15.