Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Medalhas elevam o pas na Regio 5

Rosa Napoleo - 20 de Dezembro, 2018

Jovens judocas regressaram ao pas com medalhas ao peito obtidos em Gaberone

Fotografia: Eduardo Pedro | Edies Novembro

Com um total de 17 medalhas, a Selecção Nacional de Judo liderou o quadro de medalhas das modalidades nacionais presentes nos Jogos da Região 5. Na prova de Gaberone, capital do Botswana, o conjunto de 16 atletas superou o saldo alcançado na edição passada. Ao todo,  conquistou oito medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Na edição passada, Angola somou apenas 11 medalhas.
As medalhas de ouro foram alcançadas pelos judocas Bruno Mbuco (-100kg), André Correia (-73kg), Gideão André (-55kg) e Gildo Domingos (-81kg). Nas segundas posições do pódio, com as medalhas de prata, estiveram os atletas Luísa José (-63kg), Leonardo Narciso (-60kg), Luís Bengue (-66kg) e Fernando Afonso. Shelcia Gama (-54kg), Charley Caloeto (-70kg), Priscila Marta (-63kg) e Leonardo Barros (-55kg) foram os protagonistas das medalhas de bronze.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico Pedro Junqueira referiu que a equipa superou as expectativas.
\"Estamos de parabéns. É de louvar o esforço dos atletas. Fizeram o seu melhor e conseguiram elevar o país ao mais alto nível. É a segunda vez consecutiva, que o judo soma mais medalhas em relação às outras modalidades. Isso é fruto do árduo trabalho de preparação\", disse.
No cômputo geral, Angola subiu dois lugares da classificação geral na Região 5 ao ocupar a segunda posição do pódio com um total de 46 medalhas conquistadas.
Os objectivos do país, que passavam pela superação do quarto lugar, obtido em Luanda, em 2016, foram alcançados.
A África do Sul foi a vencedora da competição com 70 medalhas de ouro, 61 de prata e 14 de bronze, ao passo que o país anfitrião ocupou o terceiro lugar no quadro geral com 12 de ouro, 24 de prata e 33 de ouro.