Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Meeting BP motiva atletas

Silva Cacuti - 13 de Outubro, 2018

Os valores para premiar os vencedores ainda no foram avanados.

Fotografia: Edies Novembro

Disputa-se hoje, o Campeonato Nacional de Pista, a primeira edição do meeting BP, que reúne todos os atletas finalistas do XIX Campeonato Nacional que decorre até amanhã.
Segundo José Manuel, director técnico do Comité Paralímpico Angolano (CPA) , a prova \"é uma motivação especial para os atletas, na medida em que prevê prémios monetários, diferentemente do campeonato nacional\".
A prova, a partir deste ano, consta do calendário de competições do CPA e deve ser disputada, nos próximos anos, dias depois dos \"nacionais\" de pista. Os valores para premiar os vencedores ainda não foram avançados, mas ontem em declarações à nossa reportagem, disse esperar que motivem os atletas para buscar bons resultados na primeira jornada do campeonato nacional (disputada ontem) uma vez que seria qualificativa para o meeting BP.
\"Os atletas apurados para às finais dos 100, 400 e 1500 metros e outras destes nacionais, nas várias classes é que vão fazer o meeting\", comentou. O responsável disse que aguarda um grande despique, na disputa das finais dos campeonatos, \"até porque está a crescer o número de praticantes. Acho, que vai haver grande competitividade, principalmente, nas provas de velocidades e  de fundo, porque está a aumentar o número de praticantes. Infelizmente, este crescimento só é visível no sector masculino. Há uma grande quebra no senhor feminino\", revelou.
José Manuel anunciou que além do meeting BP, outros meetings como da Unitel e do Fundo Lwini \"engordam\" a partir deste ano, o calendário de provas oficiais do CPA. O meeting Fundo Leini, explicou, é o novo formato dado à prova de estrada designada GP Fundo Lwini, que foi extinta.