Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Meldonium de Sharapova aspirina

16 de Outubro, 2016

A tenista Maria Sharapova est satisfeita por regressar s quadras j no prximo ms de Abril de 2017.

Fotografia: AFP

 A russa revelou que o meldonium é uma medicação usada no seu país como "uma aspirina" e não há restrições ao produto "proibido" na terra do judoca Putin.

Maria Sharapova justificou em entrevista à emissora norte-americana, Public Broadcasting Service (PBS), que meldonium, a substância pela qual foi punida, não é doping. É "comum" ver qualquer pessoa usá-la n terra natal e tomou-o por recomendação médica durante anos. A bela tenista criticou a Federação Internacional de Ténis, depois de ver reduzida a punição pela Corte Arbitral do Desporto.

Sharapova asseverou que "o meldonium não melhora o desempenho do atleta" dentro da quadra e a punição da Federação Internacional visou somente transformá-la em exemplo.

"Tinha tantos meios que poderia ter sabido. Tomei essa substância como natural e era totalmente legal, pois recebi relatório da Federação russa a falar que era legal", explicou. Maria Sharapova descreveu que ficou em "choque", em Março, depois de receber no seu quarto o e-mail da Federação Internacional sobre a violação. É triste saber que "tomava uma substância totalmente legal por 10 anos".

A posição da Federação Internacional visou somente afastá-la dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, num complot arquitectado por interesses políticos.

"Sinto que de muitos modos, tive a oportunidade de jogar de novo, como disse em Março", teceu a russa.