Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Menayame Mbimbi foi repescado para o campeonato do mundo

?lvaro Alexandre - 07 de Agosto, 2017

Boxe angolano vai desfilar no mundial de Hamburgo

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os gritos de Carlos Luís feitos em Brazzaville, durante o Campeonato Africano, em Maio último, chegaram à sede da Confederação Africana de Boxe. As reclamações sobre o comportamento dos árbitros nos combates que envolveram os angolanos obrigou a entidade reitora continental repor a verdade desportiva. Menayame Mbimbi, da categoria de 81kg, foi repescado para participar do Campeonato Mundial da AIBA a decorrer entre 25 do corrente a 3 de Setembro, na cidade alemã de Hamburgo.

A notificação da convocação de Menayame Mbimbi chegou a Angola com o propósito de África estar bem representado na competição mundial. A Confederação Africana informa a necessidade de se integrar mais um pugilista na delegação angolana que se prepara para o evento.

"Temos o prazer de confirmar que, de acordo com a AIBA Boxing Championship World, as directrizes de qualificação, o pugilista do seu país ganhou o acesso para o Campeonato Mundial. Estamos ansiosos para vê-lo em Hamburgo, de 25 de Agosto a 3 de Setembro", segundo o documento rubricado presidente Confederação Africana de Boxe, Bayor Kelani.

O convite endereçado à Federação Angolana de Boxe explica que "a Confederação nomeou Menayame Mbimbi, da categoria - 81 kg, em substituição do marroquino Ouahdi Chouaib, - 81 kg, por se encontrar lesionado e sem período de recuperação total. O marroquino não vai participar do Campeonato Mundo".

Com a integração de Menayame Mbimbi na Selecção Nacional, o país vai estar presente com três atletas. Os outros dois apurados para o certame da Alemanha são os pugilistas Tumba Silva (91 kg) e Carlos Masia (+91kg). Na mesma categoria, Mbimbi vai ter a companhia do congolês Rodrigue Ngalebaya, camaronês Ulrich Rodrigue Yombo e zambiano Kaonga Mbachi.  A África vai marcar presença com 40 atletas.

CARLOS LUÍS
ESTÁ SATISFEITO


A integração de Menayame Mbimbi no grupo apurado para disputar o Campeonato do Mundo de Boxe é motivo de grande satisfação do presidente da Federação Angolana de Boxe, Carlos Luís. O dirigente da Faboxe disse ontem, em Luanda, que a integração do pugilista angolano é meritória. "A Federação está satisfeita com este grande feito. Merecíamos ter sete pugilistas apurados para o Campeonato do Mundo, mas o sistema de arbitragem criado no Africano de Brazzaville penalizou muito os nossos atletas", desabafou.

Carlos Luís prometeu trabalhar bastante para forçar mudanças na arbitragem mundial. "Penso desenvolver uma campanha para que no próximo Congresso haja reforma na arbitragem, aprovando mecanismos que possam derrubar este sistema malicioso", intencionou.