Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mendes defende liderança

?lvaro Alexandre - 15 de Fevereiro, 2017

Luta pela liderança da Taça 19 de Fevereiro anima a quarta jornada na sede da FAX

Fotografia: Dombele Bernardo

O atleta individual Bráulio Mendes defende hoje, às 14h30, na sala de jogo da Federação Angolana de Xadrez, de peças negras, a primeira posição da Taça 19 de Fevereiro. O teste difícil está agendado com Jeovani Santos, do 1º de Agosto.

A invencibilidade de Braúlio Mendes na prova depende da defesa a escolher. O atleta da equipa militar é o dono de peças brancas e vai procurar quebrar o ciclo vitorioso do comandante da competição. Em busca da liderança da prova, Jeovani Santos pode desferir golpes fortes no arranque do jogo para complicar as últimas linhas que protegem o Rei.

Noutras partidas, o Mestre Internacional (MI) Luciano Oliveira enfrenta André Pompílio, Francisco Flora joga com Carlos Ngunga, Candidato a Mestre (CM) João Simões defronta CM Tito Agostinho, Mestre Fide (MF) Eduardo Pascoal joga com Bernardo Baptista, Cláudio Félix enfrenta Ernesto Balduíno, José de Rosário defronta Amaro Lutuima, Domingos Fernandes joga com Francisco de Almeida, Paulo Ofico enfrenta José Ngombo, Josemar Cabingano defronta a CM Delfina    João  e José Borges joga com CM Fátima Reis.

RESTRITO
Depois da terceira jornada disputada ontem, o cerco fechou-se na liderança e apenas um inquilino sobrevive a pressão. Braúlio Mendes é o único concorrente que se mantém no comando, depois de quatro outros não suportarem o ritmo de jogo inserido nas celebrações de mais um aniversário da constituição da Federação Angolana de Xadrez.

Bráulio Mendes derrotou Cláudio Félix, Jeovani Santos venceu Francisco de Almeida por falta de comparência, Carlos Ngunga empatou com MI Luciano Oliveira e Ernesto Balduíno empatou com Francisco Flora, André Pompílio ganhou ao Josemar Cabingano, CM Tito Agostinho venceu Luís Francisco, MF Eduardo Pascoal derrotou CM Delfina João, José do Rosário ganhou Edivaldo Gama por desistência, Bernardo Baptista derrotou Paulo Ofico, Miguel Cristóvão perdeu diante do CM João Simões e CM Fátima Reis perdeu diante de Telson Fernando.

A classificação é liderada por Bráulio Mendes (individual) com três pontos, seguido de Francisco Flora (Escola de Xadrez de Viana), 2,5; MI Luciano Oliveira (EPAL), 2,5; Carlos Ngunga (Núcleo do Prenda), 2,5; André Pompílio (Núcleo CIXA), 2,5; Jeovani Santos (1º Agosto), 2,5; Cláudio Félix (Polivalente Aldanuel), 2; Ernesto    Balduíno (Escola de Xadrez de Viana), 2; Bernardo Baptista (Escola de Mestre João Francisco), 2 e CM Tito Agostinho (1º Agosto), 2.A CM Delfina João (Progresso Sambizanga) está quedada na 21ª posição com um ponto e a CM Fátima Reis (EPAL) ocupa a 32ª posição sem ponto.