Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mendes promete centro para o desporto escolar

Rosa Napoleo - 11 de Março, 2019

Pedro Mendes quer melhores condies de treinamento para os ginastas

Fotografia: Antnio Soares | Edies Novembro

A criação de um centro desportivo para a ginástica escolar em Luanda é o maior desafio do novo elenco directivo da Associação Provincial empossada no último sábado, na sede social da Federação Angolana da modalidade, à Cidadela Desportiva. Liderados por Pedro Mendes, presidente de direcção, os corpos gerentes assumem \"ser de extrema importância\" a existência do espaço para os ginastas.
Na sua primeira declaração oficial como presidente de direcção, Pedro Mendes prometeu ao representante do Gabinete Provincial da Cultura, Hotelaria e Desportos de Luanda, aos associados e membros da FAG que é intenção da colectividade empossada \"dar um espaço aos nossos ginastas\". A razão centra-se nas actuais condições de treinamento.\"Muitos deles treinam em condições muito precárias. Luanda comporta um número considerado de ginastas e seria bom se tivéssemos um lugar para receber os alunos de várias escolas\", disse.A estratégia de relançamento e fomento da ginástica começa na organização e na revitalização das camadas infanto-juvenil.
O plano de acção contempla ainda a realização do campeonato provincial e outras provas, palestras, lançamento de ginástica para todos (de rua), apoio material e de equipamento desportivo, promoção de intercâmbios e acordos de parcerias com instituições locais e internacionais, criação de um modelo de acompanhamento escolar de atletas, atribuição de bolsas de estudos aos atletas e treinadores e formação de treinadores.Para o sucesso da empreitada, Pedro Mendes revelou que vai procurar junto das entidades competentes erguer a sede social da Associação para acolher os trabalhos administrativos. O objectivo é contribuir no resgate de valores disciplinares e patrióticos.
A gestão da Associação Provincial de Ginástica de Luanda tem uma máquina de quase duas dezenas de pessoas. Domingos Clemente preside à Mesa da Assembleia Geral e é coadjuvado por João Casola Hondiquisa (vice-presidente) e Walter Costa (secretário).Na direcção, Pedro Mendes conta com apoios de Elisa Gourgel e João Agostinho nas vice-presidências, Carla de Carvalho, secretária, e Abel Santana como vogal.O Conselho Jurisdicional está a cargo de Paulo Bravo da Rosa auxiliado pelos vogais Rui Gamboa e Jurelma Mateus. Adérito Dias controla o Conselho Fiscal com Yuri Bongo e António Cabaça. Maríla Feijó lidera o Conselho Disciplinar com Cunha Eduardo e Leopold Zinsou.Luanda já congrega cerca de seis mil atletas distribuídos nas disciplinas de rítmica, artística, tumbling, trampolim e duplo-mini. Agefir, Team Elite, Clube do Kilamba Kiaxi, Desportivo do Wembo, Master Mário Profissional e o Petro de Luanda são os clubes registados.